quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/O CAMINHO DIFÍCIL QUE VALE A PENA PERCORRER!

O CAMINHO DIFÍCIL QUE VALE A PENA PERCORRER!

                                                                                   

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo”. Provérbios 11.24; 2 Coríntios 6.4,10.

                                                                                              


Outro dia li um pensamento atribuído a C.S. Lewis, que dizia mais ou menos assim: “Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe aconselharia o cristianismo”. Creio que os versículos citados que trazem as palavras do autor de provérbios e do apóstolo Paulo corroboram com essa afirmação de Lewis. Sem dúvida alguma a caminhada pela vereda do Cristianismo apresenta muitos contrastes. Ora estamos numa reta, ora nos precipitamos em um desfiladeiro. São desertos e oásis. São vales e montanhas. Andamos sob uma manhã ensolarada e de repente enfrentamos nuvens densas e chuvas copiosas. São auroras e ocasos. Chegadas e partidas, altos e baixos. Perdas e ganhos.

Há outra afirmação e desta vez desconheço a autoria que diz: “Dar do ponto de vista de Deus é o meio de se adquirir riquezas!”. E essa afirmação deve ser compreendida da maneira mais ampla, estamos falando aqui em partilhar o que temos com os que necessitam. Ser empático, sentir a dor do outro. Vestir o nu, alimentar o faminto. Acudir o necessitado. Contentar-se com o que se ganha sem querer se endividar para se viver de aparência. Aqueles que negociam não explorem, mas tenham um lucro honesto. Sim, aqueles que retêm mais do que o devido caem em pobreza. O reformador Lutero ao ser indagado por um sapateiro sobre o que deveria fazer para Deus, Lutero respondeu-lhe: “Faça um bom sapato e cobre um preço justo”. Ajuntar bens materiais nesta terra é péssimo negócio. Nada levaremos. É correr atrás do vento. Aqui estamos sujeitos à corrosão e ao roubo.

Paulo apóstolo traz a sua versão sobre o assunto que estamos tratando aqui, a questão dos contrastes. Diz ele: “entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo”. O apóstolo falando também aos coríntios nesta mesma epístola diz o seguinte: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo”. Sim, poderemos passar por tudo isto, mas é exatamente nessas situações que experimentaremos a vida do Cristo revelada em nós.


Quando entendemos esse principio de contrastes conseguimos viver com um pouco mais de leveza por esta terra. Não têm sido fáceis os últimos tempos para nenhum de nós que caminhamos por esta vereda. O grande segredo para que essa caminhada seja vitoriosa, Paulo nos oferece por meio de uma só expressão citada no texto do inicio: “em muita perseverança”. E bote perseverança nisso! Mas a boa noticia aqui é que somos peregrinos por uma terra que não é nossa e que essa estrada apesar dos contrastes, nos levará para a nossa verdadeira Pátria, que é um lugar lindo e espaçoso de pastos verdejantes onde o refrigério e a folga serão eternos!  Perseveremos, pois! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...