quinta-feira, 21 de julho de 2016

Meditação/Nadia Malta/SIM, HÁ AMIGO MAIS CHEGADO QUE IRMÃO!

SIM, HÁ AMIGO MAIS CHEGADO QUE IRMÃO!

Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”. Provérbios 18.24.

                                                                                             
 

Nem todos aqueles aos quais chamamos de amigos os são de fato. Contudo, na hora da adversidade, da luta, das perdas é a hora precisa da revelação de quem são os verdadeiros amigos. E como tão bem diz o versículo citado há aqueles que são muito mais chegados que irmãos. Quantos nasceram do mesmo ventre e são como estranhos! Aliás, há uma afirmação de um velho tio de saudosa memória que diz muito sabiamente: “Há irmão e colega de barriga!”. Verdade incontestável!

Ontem foi a comemoração do Dia do Amigo. Deixei para falar no assunto propositalmente um dia depois. Muito justo lembrar-se de modo especial daqueles que são mais chegados que irmãos! Que tal se essa lembrança não ficar apenas reservada a um dia apenas, mas que sempre nos lembremos, sobretudo, para dizer obrigado aos que nos são caros, simplesmente por existirem em nossas vidas? E um poema de Fernando Pessoa traduz bem esse sentimento de amizade e cumplicidade desses anjos que o Senhor colocou na terra para fazer dela um lugar menos árido. Um trecho do poema diz assim: "Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem brilho questionador e tonalidade inquietante. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo”. A verdadeira amizade tem passagem livre e este salvo conduto ajuda a confrontar sem ferir. A criticar para construir. A sacudir para trazer à razão! O verdadeiro amigo é a única pessoa capaz de dizer o que precisamos ouvir e não o que queremos.

Jesus disse aos seus discípulos: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco! Com o amigo partilhamos segredos como se estivéssemos pensando alto. Não há receio de uma inconfidência, pois uma das características da amizade é a lealdade! Outra característica do amigo verdadeiro é ser perscrutador. Ele conhece a nossa alma e num pleito ele nos defende porque nos conhece.

Um dia disseram que um amigo-irmão havia falado mal de alguém e quando soube da história antes mesmo de falar com ele, retruquei: “Ele não disse isto, porque não é do caráter dele agir assim!”. Por que o defendi? Porque o conheço! Conhecemos os nossos amigos verdadeiros. Não existe amigo falso. Como li recentemente numa frase de caminhão: “Existe falso se passando por amigo!”. Fiquemos atentos e não confiemos as nossas particularidades a todos. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...