sexta-feira, 3 de julho de 2015

Meditação/Nadia Malta/QUAIS OS FRUTOS QUE TEMOS PRODUZIDO?

QUAIS OS FRUTOS QUE TEMOS PRODUZIDO?

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus”. Mateus 7.15-17.

                                                               


Aprendamos a discernir! Caímos em tantos contos! Somos tão ingênua e facilmente levados por aparência exterior de piedade! Os dias são maus e pedem cautela! A primeira coisa que devemos discernir é que tipo de frutos nós mesmos temos produzido. O texto citado faz parte do Sermão do Monte. Ali Jesus alerta seus ouvintes dentre outras coisas, a serem cautelosos quanto aos falsos profetas que se levantavam no meio do povo e que na verdade eram lobos roubadores. Jesus sabia que logo deixaria a terra e era necessário alertar seus seguidores a ficarem prevenidos quanto à ação desses “lobos”. É interessante observar a atualidade das palavras de Cristo neste contexto.

Tanto o povo daqueles dias quanto o de hoje, tem grande facilidade de se deixar levar pelos embusteiros que surgem aos borbotões. A palavra de ordem aqui é Acautelai-vos! Que possamos ficar atentos quanto ao que ouvimos. Paulo falando aos Filipenses disse: “Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês”. A técnica da repetição ajuda na fixação do conteúdo.

Como caminhar entre profetas e lobos? E quanto a nós? Somos lobos ou profetas? Que possamos fazer a oração do salmista “Senhor sonda o meu coração e vê se há em mim caminhos maus!”. Que sejamos reconduzidos ao caminho eterno! Há muita falta de discernimento em nosso meio. É comum ouvirmos as pessoas dizerem: _ “Fui a uma igreja e lá ouvi uma oração que fiquei todo arrepiado, vou pedir aquela pessoa para orar por mim”. Cuidado com a meninice espiritual que tem levado muitos crentes fiéis, mas sinceramente equivocados a se tornarem petiscos de lobos! A espiritualidade de alguém não é medida por “arrepios”, mas por frutos dignos de arrependimento. O que será que Jesus pensa sobre isso? Em primeiro lugar, não podemos esquecer que joio e trigo são extremamente parecidos e em segundo lugar precisamos estar atentos ao critério de julgamento de Jesus não ao nosso.

O assunto tratado aqui por Jesus vai até o versículo vinte e três. Os dois últimos versículos dizem: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. Aprendemos aqui que nem todo sobrenatural procede de Deus, por isso cautela! Aquele que pratica o dom precisa se apartar da iniquidade, para não ser rejeitado por Jesus. Não podemos esquecer que o adversário é um imitador barato das coisas de Deus. Não vejamos o exterior, nem nos impressionemos com os dons ou as palavras. Antes, procuremos o fruto do Espírito Santo em seus aspectos: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Que o Senhor nos conceda a graça do discernimento com amor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/





Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...