domingo, 13 de agosto de 2017

Meditação/Nadia Malta/JESUS CRISTO OU BARRABÁS?

JESUS CRISTO OU BARRABÁS?

De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem". Que é a verdade?”, perguntou Pilatos. Ele disse isso e saiu novamente para onde estavam os judeus e disse: "Não acho nele motivo algum de acusação. Contudo, segundo o costume de vocês, devo libertar um prisioneiro por ocasião da Páscoa. Querem que eu solte ‘o rei dos judeus’?". Eles, em resposta, gritaram: "Não, ele não! Queremos Barrabás!". Ora, Barrabás era um bandido”. João 18.37b-40.

                                                                                           


A pergunta de Pilatos tinha um caráter retórico, na verdade ele não queria ouvir uma resposta, visto que ao fazer a pergunta se afasta e até mesmo porque a sua pergunta não foi feita corretamente. Ele deveria ter perguntado: Quem é a Verdade? A Verdade não é algo, mas Alguém. “Jesus é o Caminho e a Verdade e ávida; ninguém vem ao Pai senão por ele”. Não é de hoje que a Verdade é relativizada e trocada pela mentira, pelo engano. O justo pelo injusto. A Verdade encarnada estava diante de Pilatos, mas ele não era da verdade por isso não a ouviu, nem a reconheceu. Do mesmo modo, muitos ao longo dos séculos têm feito a mesma escolha. Barrabás tem sido escolhido pela esmagadora maioria!

Parece que o padrão dos dias de Pilatos continua o mesmo, e tem se perpetuado pelo mundo, especialmente em nosso país. Aqui a coisa ainda é mais séria, pois há toda uma geração formada na escola de “Barrabás”. São ladrões e salteadores institucionalizados. Visam apenas seus próprios interesses. Foram eleitos com o nosso voto e isto é o que mais dói. A escolha foi nossa. E agora? O que fazer de fato? Clamar para que a Verdade Viva se manifeste trazendo obras à luz. Mostrando as intenções dos corações dos inúmeros “Barrabás” à nossa volta e que finalmente eles sejam severamente punidos.

Tenho pensado muito nos meus netos. Que tipo de mundo eles irão herdar? Como sou viciada na Esperança, ainda há uma saída: A de plantar sementes da Verdade nos corações deles e torcer para que sejam boa terra e possam produzir a cem por um. Aliás, Esperança e Verdade para nós cristãos não são meros conceitos, mas uma e a mesma pessoa chamada Cristo. Que os nossos corações não se deixem manipular pelo relativismo pós-moderno, mas que possamos nos firmar na Verdade Eterna e irrefutável.

O gosto pelo escuso pelo que é de ganho fácil tem encontrado cada vez mais adeptos. A desonestidade e a falta de ética nunca estiveram tão em alta quanto em nossos dias. O feio virou bonito. O certo virou errado. O torto virou tendência. A simetria perdeu seu lugar. A inversão absoluta de valores parece não conhecer limites. E quase podemos ouvir o coro da multidão ensandecida bradando por Barrabás em detrimento do Cristo. Enquanto o primeiro representa aquilo que as pessoas têm de mais tenebroso, que as aprisiona e vicia. O Segundo é a Luz que veio ao mundo e foi rejeitada por ele. A Luz libertadora do Cristo continua sendo rejeitada por todos que não são da verdade e não o reconhecem. Que o Senhor tenha misericórdia dos que são da Verdade e os livre do mal! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...