segunda-feira, 3 de julho de 2017

Meditação/Nadia Malta/SÓ OS NASCIDOS DE NOVO SEGUEM A DIREÇÃO DO VENTO!

SÓ OS NASCIDOS DE NOVO SEGUEM A DIREÇÃO DO  VENTO!

“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3.8.

                                                                                            


O versículo mencionado faz parte do diálogo de Jesus com Nicodemos, um dos mestres da Lei daqueles dias. Homem versado nas Escrituras, mas ficou perplexo com as colocações do Senhor Jesus acerca da ação do Espírito Santo. Quando lemos o contexto temos a clara impressão que Jesus e Nicodemos falavam de coisas distintas. Mesmo Jesus usando a ilustração da ação do vento, como símbolo do Espírito Santo, nem assim aquele letrado homem conseguiu compreender! Por acaso não tem sido assim ao longo dos séculos?

Enquanto Jesus falava de coisas espirituais, seu interlocutor falava de coisas terrenas. Segue um trecho do diálogo: “Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito”. As questões espirituais se discernem espiritualmente. Nicodemos não estava acostumado com aquela linguagem. Ele era um zeloso guardador da Lei. Aquilo tudo era estranho demais para ele.

A pergunta feita por Nicodemos testifica da sua estranheza: “Perguntou Nicodemos: “Como pode ser isso”? Como alguém poderia nascer de novo? Como alguém poderia voltar ao ventre materno? Não, Jesus não estava falando de reencarnação, mas de Novo Nascimento, a prerrogativa para se entrar no Reino de Deus. Quem não morrer para a velha vida, não viverá a plenitude de renascer para uma nova vida. Essa morte e renascimento são simbolizados pelo batismo. É o nascimento da água e do Espírito. Os filhos de Deus são gerados pelo Espírito Santo de Deus. Jesus responde a pergunta do zeloso Nicodemos com outra pergunta: “Disse Jesus: "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas”? Os que são nascidos apenas da carne morrerão duas vezes: A morte física e a espiritual, que é a eterna separação da presença favorável de Deus. Os nascidos duas vezes, da carne e do Espírito: Morrerão apenas uma vez, a morte física.

Como uma mente carnal pode entender essas coisas se não for comunicado sobrenaturalmente pela ação do Santo Espírito? Naqueles dias enquanto o Senhor andava na terra revestido de um corpo físico, se era difícil compreender essas coisas imagine em nosso tempo! Contudo, o critério para compreensão continua o mesmo: Passar pela experiência de nascer de Novo! Sem isso, tudo se torna uma retórica inverossímil e árida sem uma decodificação coerente. Assim, importa-nos nascer de novo! A partir desse evento, nos tronamos novas criaturas. As coisas velhas passam! Passamos da morte para a verdadeira vida. E a ser regidos por uma nova ordem. Tornamo-nos filhos de Deus, cidadãos dos céus! Aquilo que é espiritual se discerne espiritualmente! Sigamos a direção do vento! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...