segunda-feira, 31 de julho de 2017

Meditação/Nadia Malta/SALVAÇÃO EM AÇÃO: UM CHAMADO À TRANSFORMAÇÃO!

SALVAÇÃO EM AÇÃO: UM CHAMADO À TRANSFORMAÇÃO!

Ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida”. Filipenses 2.12-16.

                                                                                           


Esta epístola é chamada de carta da Alegria e testifica na prática sobre tudo que o apóstolo tem pregado em suas demais epístolas. É uma das mais pessoais das epístolas paulinas. Ele se encontrava preso, não se sabe ao certo se em Roma ou em Cesárea, ao escrever essas palavras de encorajamento. E só nesta epístola ele menciona pelo menos onze vezes expressões que remetem à alegria. Como isso é possível se achando alguém em situação tão desconfortável? Só tem uma explicação plausível: O sobrenatural de Deus em uma vida alcançada pela graça indizível do Senhor! É salvação pura em ação visível!

Vivemos em um tempo em que as pessoas buscam fugir do sofrimento de todas as maneiras. Há um culto explícito ao prazer! Aliás, a filosofia grega do hedonismo nunca esteve tão em alta quanto em nosso tempo. Há inclusive uma tentativa de aliciar as pessoas a saírem de suas realidades, a fugirem de seus sofrimentos a todo custo. Como se isso fosse possível! Tem coisas inevitáveis pelas quais temos que passar. Não podemos fugir da nossa realidade, mesmo sendo ela incômoda!  Precisamos fechar nossos ciclos! Para onde nos mudássemos seríamos emboscados pelo sofrimento disciplinador ou edificador tão necessário para o nosso crescimento. Somos como crisálidas em processo de transformação. O propósito? Tornar-nos lindas borboletas e voarmos para casa! Valerá a pena!

O apóstolo Paulo aqui dá um banho de perseverança e autodisciplina. Nenhum eleito de Deus foge à sua vontade, de um jeito ou de outro essa vontade será cumprida. Melhor cooperar! Dói menos! No texto mencionado o apóstolo ordena que ponhamos em ação a nossa salvação, que a desenvolvamos com temor e tremor. Como assim? Ele está falando de santificação. Só os verdadeiramente salvos conseguem crescer na graça e no conhecimento de Deus. E o viver de cada um, a realidade de cada um contribui para esse crescimento. É, sobretudo, nos relacionamentos que somos lixados, esmerilhados por Deus. Neles temos as nossas arestas aparadas. É como se cada situação experimentada por nós fosse o nosso casulo, no qual nos debatemos para a grande transformação projetada pelo Senhor. Uma metamorfose dolorida, mas necessária! Fomos chamados para ser luzeiros e refletir a verdadeira Luz que é o Cristo, em um mundo de trevas!

Seguindo as instruções do texto mencionado no inicio o apóstolo afirma que somos capacitados a atravessar esses momentos. Diz Paulo: “Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Não somos fortes em nós mesmos, antes somos revestidos com a força que vem do céu para “combater o bom combate da vida, completar a carreira e guardar a fé” glorificando o excelso nome do Senhor e ainda testemunhando aos que estão ao nosso redor! Fomos chamados como estávamos, mas não para permanecer do mesmo jeito. Fomos chamados à transformação! E transformados voaremos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...