domingo, 23 de julho de 2017

Meditação/Nadia Malta/E AINDA FALANDO EM SE ESCONDER...

E AINDA FALANDO EM SE ESCONDER...

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa”. Salmo 57.1, 2.

                                                                                        


O poema todo é um louvor pela benignidade divina e o autor já começa com uma oração clamando pela proteção do Altíssimo. Historicamente o salmo é datado da época em que Davi fugia da perseguição de Saul e estava refugiado na caverna. Nesses dias as ações como: abrigar, esconder, refugiar, proteger têm povoado a minha mente. Imagino que é o reflexo dos últimos tempos. Todos nós estamos tão necessitados de um abrigo seguro. De um lugar no qual possamos nos refugiar e encontrar uma proteção segura. Quando muito, talvez deixarmos uma pequena fenda através da qual possamos colocar apenas os olhos para ver o que se passa lá fora. Uma postura de prontidão como as sentinelas antigas em suas torres de vigia.

Outro dia meditamos no texto que relata a fuga do profeta Elias para se refugiar numa caverna. Parece que o desejo de fugir e se esconder é recorrente na maioria dos servos do Senhor. Infelizmente do ponto de vista humano, neste mundo caído, tal lugar não existe! Assim se realmente queremos nos sentir seguros e abrigados precisamos aprender a sair da naturalidade e entrar na sobrenaturalidade do Refúgio de Deus.  Só nele podemos nos sentir seguros aconteça o que acontecer. Andar, viver, trabalhar, nos deslocar neste mundo é tarefa desafiadora. Tudo parece nos assolar. Precisamos de táticas de guerra para nos proteger, o inimigo é invisível e anda furioso, pois sabe que seu fim está próximo. Ele precisa provocar o maior numero de baixas. Estejamos atentos em oração vigilante!

Os dias são realmente maus e cada vez piores. Recentemente vi algo absurdo e assustador: No Rio de Janeiro foi criado um aplicativo para mostrar onde há tiroteio e eles fizeram uma demonstração em tempo real dos vários lugares nos quais estava havendo troca de tiros entre facções criminosas. E as demais capitais não estão muito diferentes. Lembrei-me agora do verso de uma música popular que traduz bem este sentimento de inadequação e medo que permeia as mentes. A letra dizia: “Pare o mundo que eu quero descer!”. Misericórdia, Senhor!

Quem não sente vontade de pedir parada no mundo e descer? Tudo parece tão sem saída do ponto de vista humano! Pessimismo? Não, realismo visível e irrefutável! Nesses dias li uma frase alentadora que dizia assim: “Daqui a pouco Jesus vem nos buscar e vai ficar tudo bem!”. Aleluia! O salmista já experimentava este sentimento tantos séculos atrás e em sua oração tão lúcida ele clama pela misericórdia do Senhor pedindo que ele o esconda à sombra das suas asas até que passem as calamidades. No Senhor a alma do salmista se refugia. Será que não tem faltado da nossa parte essa percepção alentadora e sobrenatural de nos abrigar no Esconderijo do Senhor que é o Cristo? Ouço tantas pessoas com suas angústias tão grandiosas que chegam a sufocá-las. Às vezes sentimos o desejo de refugiá-las, mas não temos o poder para fazer isto, só podemos apontar o verdadeiro e único Esconderijo que é o Cristo! Vivemos um tempo de grandes êxodos de refugiados. Todos em busca de um lugar, uma pátria, um abrigo. No final das contas, todos nós somos peregrinos e forasteiros nesta terra. Uns de um jeito, outros de outro. Aqueles, buscando uma pátria terrena que os acolha. Nós, a Pátria celestial que já nos aguarda! Sigamos já refugiados em Deus e chegaremos ao Destino! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...