terça-feira, 18 de julho de 2017

Meditação/Nadia Malta/DESCANSEMOS, A RESPOSTA ESTÁ À CAMINHO!

DESCANSEMOS, A RESPOSTA ESTÁ À CAMINHO!

Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa”. Habacuque 2.1.

                                                                                             


As antigas cidades fortificadas eram rodeadas de grandes muralhas e nas confluências dos muros haviam torres onde as sentinelas permaneciam atentas tanto para ver se algum mensageiro se aproximava ou mesmo algum perigo  ameaçava a comunidade. Habacuque, o profeta-filósofo usa essa ilustração para falar da sua espera confiante no agir de Deus em resposta à sua oração-queixa. Nesta versão ele diz que ficará no seu posto, ele tomará posição sobre a muralha e aguardará que o Senhor lhe dirá! E quanto a nós, aguardamos confiantes ou já perdemos a esperança?

Na versão Revista e Atualizada o texto fica assim: “Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a minha fortaleza, e vigiarei para ver o que Deus me dirá que resposta terei à minha queixa”. O profeta se coloca deliberadamente na posição de espera, pois tem a certeza de que a sua resposta virá. Confiança gera equilíbrio pela certeza da ação que se espera. Mesmo que esta ação demore do ponto de vista humano, como foi o caso do profeta. A situação vigente naqueles dias era desesperadora sob todos os aspectos. Havia um cativeiro em curso, mas isso não abalou a profunda convicção do profeta.

Os algozes eram violentos demais e o cativeiro experimentado ali, aconteceu como resposta disciplinadora de Deus à nação impenitente. Quantas vezes o Senhor ao longo da história não usa nações ímpias como vara em suas mãos para punir seu povo escolhido! O Senhor envia do céu a resposta e diz: “Então o Senhor respondeu: "Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará". Escreva: "O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade”. Sim, o justo viverá pela sua fé ou fidelidade. Não é pelo que vemos ou sentimos, mas pelo que cremos. O Senhor disse ao salmista: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!”. E aqui o Senhor não fala de uma quietude compulsória, até porque é impossível se obrigar alguém a se aquietar, mas de uma posição confiante pela certeza do seu agir no tempo determinado por ele! Descansemos, pois a resposta está à caminho!

Outro salmista dá o seu testemunho acerca dessa espera no salmo quarenta dizendo: “Esperei confiantemente no Senhor, ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”! O cativeiro durou setenta anos. Em todas as épocas sempre houve um remanescente fiel que se coloca na posição em oração e vigilância contínua. À medida que andamos com o Senhor vamos aprendendo a esperar e descansar nele. Há um tempo determinado para que seus desígnios se cumpram. Enquanto ele prepara as nossas respostas, também nos prepara para recebê-las. O descanso é a resposta que a confiança espera de nós! Por mais difíceis que sejam os nossos dias contamos com o socorro que vem do Senhor! Permaneçamos na Fortaleza! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...