sábado, 15 de julho de 2017

Meditação/Nadia Malta/ATENTEMOS PARA UM FALAR PRUDENTE!

ATENTEMOS PARA UM FALAR PRUDENTE!

Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando. Coloca, Senhor, um guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios”. Provérbios 13.3; Salmos 141.3.
                                                                                             


O autor de Provérbios e o salmista trazem aqui conselhos preciosos para que tenhamos prudência e atenção no falar e também no agir. Palavras produzem ações. Atentemos, a prudência cabe em todo lugar! Quanto desatino nas comunicações precipitadas! Que o abrir da nossa boca e o meditar do nosso coração sejam agradáveis na presença do nosso Senhor, pede o salmista em outro salmo. Vivemos em um tempo de rapidez em tudo, mal paramos para maturar aquilo que fazemos ou dizemos. Ninguém quer perder tempo com ninguém. Como diria a minha mãe: “Parecemos pedras ladeira abaixo!”.

Meu pai era um sujeito prudente, conheci poucas pessoas como ele. Ele deixava que todos falassem enquanto ela prestava cuidadosamente a sua atenção. Depois de todos falarem, só então, ele vinha com seus arremates assertivos. Ele não se precipitava nunca. Dono de um humor mais refinado, ele conseguia arrancar gargalhadas sem que ele mesmo sequer esboçasse um sorriso. E um dos seus conselhos que vou levar para a vida toda é: “Cuidado com a precipitação no falar e com quem se fala!”.

A nossa trajetória no livro de Provérbios tem trazido lições preciosas aos nossos corações. Não é à toa que o livro é considerado o maior devocional de todos os tempos. As lições de teologia prática ali encontradas podem nos livrar de grandes encrencas. No texto citado no início seu autor alerta para guardar a boca, pois quem assim procede guarda a vida. Veja só que coisa preciosa! Quantas opiniões poderíamos ter guardado para nós e evitado grandes encrencas! Quem fala demais acaba se arruinando desnecessariamente. Faz tempo que aprendi fazer cara de paisagem diante de situações que não me compete opinar! “Quem não tropeça no falar é perfeito varão” diz Tiago em sua epístola. E como essa postura tem ajudado na convivência, sobretudo, com os que levam tudo a ferro e a fogo! Somos instados a levar a vida com leveza!

O salmista lacra o assunto, como se costuma dizer hoje com a sua oportuna oração. Ele pede ao Senhor que coloque um guarda à sua boca, que vigie a porta dos seus lábios. Tem oração mais oportuna que esta? Assim façamos nós: Peçamos ao Senhor que também guarde a porta dos nossos lábios que eles não se abram descuidada ou dolosamente! E não percamos de vista que nenhum de nós está pronto, do contrário, nem estaríamos mais aqui! No final, tudo é aprendizado na grande escola do Nosso Mestre Supremo: Jesus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...