quinta-feira, 1 de junho de 2017

Meditação/Nadia Malta/SEM ACEPÇÃO, POR FAVOR!

SEM ACEPÇÃO, POR FAVOR!

Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo”. Tiago 2.1.

                                                                                        


Gosto da teologia de Tiago por sua praticidade. Houve no passado até quem achasse que seus escritos não deveriam constar no Cânon Sagrado, tal a natureza prática de suas palavras. Teologia precisa ser aplicável, do contrário, são apenas palavras e regras a serem decoradas. Tiago gosta de trazer exemplos práticos para que haja mais luz ao seu ensino. Excelente recurso didático!

Vivemos em um tempo de deferências e favoritismos em todas as áreas da vida humana e infelizmente nos meios eclesiásticos, muitas vezes não é diferente. São tantos os casos de pessoas que ocupam uma posição de destaque na sociedade tanto financeira quanto em termos de posição social. Essas pessoas quando chegam a determinadas comunidades cristãs têm um tratamento diferenciado visando interesses maiores. Enquanto os demais são tratados com certa reserva. O que é lamentável! Como se o homem valesse pelo que tem não pelo que é como ser humano.

Neste mesmo contexto Tiago diz: “Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique de pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés", não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios”. Pensemos sobre isto! Não deveríamos tratar todos com a mesma cordialidade e respeito? Não são todas essas pessoas criaturas de Deus? Por que então, tanta acepção especialmente dentro das comunidades?

Tiago chega a ser chocante tal a sua percepção lúcida dessas situações. Não me parece que ele se enquadraria no rol dos fabricantes de arrepios ou dos adeptos dos “retetéus”.  Ele é incisivo e objetivo. Não há sobrenaturalidade mais desejável do ponto de vista cristão, que a percepção cheia de graça daquilo que é natural e afeta diretamente a interioridade do homem. Não há nada mais convincente daquilo que se operou em nós que a maneira como tratamos os nossos semelhantes, independente de raça, cor, nível social ou financeiro. Jesus não olha para as nossas exterioridades. Ele não se preocupa com a aparência dos homens ou mesmo com as suas palavras, mas com o seu verdadeiro depósito de valores que é o coração! Ele sonda mentes e perscruta corações. Então, sem acepção, por favor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...