sábado, 24 de junho de 2017

Meditação/Nadia Malta/ELE SÓ QUERIA SER UM JOÃO NINGUÉM!

ELE SÓ QUERIA SER UM JOÃO NINGUÉM!

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele. Ele exclama: "Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim". Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido”. João 1.14-18.

                                                                                           


Nada mais oportuno do que no dia de hoje trazermos a palavra de testemunho do João Batista que é comemorado nesses dias, sem que as pessoas saibam ao certo quem ele foi. O outro João, o apóstolo que escreveu este Evangelho descreve aqui as palavras trazidas por aquele, em testemunho ao Cristo. João Batista era primo de Jesus segundo a Carne, filho de Zacarias, o sacerdote e de sua mulher Izabel. Filho gerado na velhice dos seus pais, veio para ser o porta voz que clamava no deserto, o preparador do Caminho conforme as profecias do passado. Como diz o texto profético citado pelos evangelistas: “Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: "Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele”.  

Temos muito que aprender com a humildade de João Batista. Vivia uma vida simples. Ele não chamava para si os holofotes da fama e da notoriedade. Era consciente do seu chamado e reconhecia o Cristo de Deus, como o Autor da nossa salvação. Em um tempo de celebridades eclesiásticas com seus carrões, joias ostensivas e roupas de grife se fazendo anunciar em ribaltas iluminadas, precisamos reaprender a olhar para os “Joões ninguém”, como o Batista, que tudo que mais desejam é que o Senhor cresça e eles diminuam!”. O próprio Jesus diz acerca de João: Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta. Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’. Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele". São os que se humilham que serão exaltados e os que se exaltam que serão humilhados”. O autor de Provérbios diz: “Que um outro te louve, e não a tua própria boca”. O que ele sentiria se pudesse ver os festejos à sua pessoa? Ele jamais receberia esses festejos!

João Batista ao ser comunicado pelos seus discípulos que Jesus batizava e fazia também discípulos respondeu: “A isso João respondeu: "Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu. Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele. A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua”. João, o evangelista registra essas palavras tão lúcidas do seu homônimo ou xará como costumamos dizer. Aprendamos humildade e não recebamos o aplauso dos homens!

Sua mensagem chamando ao arrependimento era dura e contundente. Foi a grande preparação para que a Graça Encarnada entrasse em ação. Ele não media as palavras, nem temia a verdade. João era o próprio Confronto Encarnado. Tornou-se incômodo para as autoridades de sua época. Como é importante olharmos para o Batista nessa perspectiva. Ele chegou a perder literalmente a cabeça por não transigir com o pecado, nem abrir mão dos princípios da Santa Palavra de Deus. E quanto a nós será que estamos dispostos a perder a cabeça, a identidade e até a vida por amor a Cristo, para cumprirmos o que nos foi confiado? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...