segunda-feira, 19 de junho de 2017

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO COM A PRECIPITAÇÃO!

CUIDADO COM A PRECIPITAÇÃO!

Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado. A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o Senhor que seu coração se ira”. Provérbios 19.2,3.

                                                                                              


Todos nós em algum momento da vida já tomou uma decisão precipitada, já fez uma escolha movida pela emoção do momento ou deu um passo maior que a própria perna poderia alcançar. Fazemos isso, sempre movidos pelo impulso irrefletido. As consequências de algo assim são sempre danosas e na maioria das vezes irremediáveis. A Bíblia está cheia de histórias de homens e mulheres que não pararam para pensar e amargaram as consequências. Sansão por exemplo, por causa de uma “impaciência de matar” revelou seu segredo a oportunista Dalila e isto lhe custou a vida. Por outro lado, nada se compara àquelas decisões que tomamos depois de amadurecer e pesar bem os pós e os contras, deixando que a poeira do momento sente.

Conheço de perto alguém que anos atrás em um desses momentos de precipitação abriu mão de um emprego que lhe dava estabilidade para a vida toda. Ele abriu mão daquela estabilidade e pagou um alto preço vida a fora. E o curioso é que a precipitação não é característica apenas da juventude, quantas pessoas maduras se deixam enveredar por esse caminho sem volta! Hoje ao ligar a TV ouvi uma mulher, que parecia ser uma psicóloga falando sobre o assunto. Ela falava com muita propriedade sobre decisões permanentes tomadas em momentos fugazes de raiva e ira incontrolada. Dizia ela: “É prudente nesses momentos nos afastarmos um pouco da situação em questão, esfriarmos a cabeça, colocar as ideias no lugar e só então, partirmos para a decisão em relação ao problema!”. Aquela mulher parecia ter lido os versículos de Provérbios citados no inicio.

A precipitação é cega, irresponsável e incontrolável, mas podemos levá-la cativa ao Senhor. O texto citado diz: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado!”. O parar para refletir cabe em toda e qualquer situação desde o falar ao agir. Diziam os antigos “palavras ditas e pancadas dadas não se podem retirar!”. Uma palavra “mal dita” pode desencadear uma avalanche incontrolável. Um coração ferido é porta fechada à ferrolhos! Muitas vezes “uma boa retirada é sinal de valentia!”. Lembremos-nos do arqueiro. Sua inclinação para trás não é uma fuga, mas uma estratégia para pegar impulso. Precisamos nessas horas angustiosas dar passos ousados sim, mas não antes de nos lançar para trás e retesar o nosso arco para que a flecha lançada atinja o alvo!

O autor de Provérbios completa a sua instrução dizendo: “A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o Senhor que seu coração se ira”. Sim, quantas vezes agimos precipitadamente e quando nos damos mal pomos a culpa em Deus nos irando contra ele irresponsavelmente! É comum ouvirmos as pessoas dizerem: “Por que Deus me deixou fazer isto?”. O Senhor não criou soldados de chumbo sem capacidade de decisão. Somos responsáveis por nossas escolhas. Escolhas são sementes e uma vez lançadas, brotarão. A colheita será inevitável. É a insensatez, do homem que arruína a sua vida e não há nada mais doloroso que chegar ao final da jornada e não poder consertar os erros cometidos em momentos de precipitação. Ainda há tempo de refrear os nossos impulsos e colocar as nossas decisões sob a potente mão do Senhor, no tempo dele e não no nosso! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...