quinta-feira, 13 de abril de 2017

Meditação/Nadia Malta/ORDENANÇAS DE DEUS SÃO ATEMPORAIS!

ORDENANÇAS DE DEUS SÃO ATEMPORAIS!

Assim diz o Senhor: Administrem a justiça e o direito: livrem o explorado das mãos do opressor. Não oprimam nem maltratem o estrangeiro, o órfão ou a viúva; nem derramem sangue inocente neste lugar”. Jeremias 22.3.

                                                                                           


O Senhor por meio do profeta Jeremias traz uma ordenança seguida de uma promessa e de uma dura disciplina, caso suas ordens não sejam cumpridas. Diz o Senhor à casa real de Judá: “Porque, se vocês tiverem o cuidado de cumprir essas ordens, então os reis que se assentarem no trono de Davi entrarão pelas portas deste palácio em carruagens e cavalos, em companhia de seus conselheiros e de seu povo. Mas se vocês desobedecerem a essas ordens, declara o Senhor, juro por mim mesmo que este palácio ficará deserto". A bênção está para a obediência assim como a maldição está para a desobediência. Por isso, de nada adiantará se fazer longas orações quebrando maldições ou derramar litros de óleo "ungido" nas paredes,  se de contínuo nos “amaldiçoamos” com nossas práticas recorrentes de rebelião contra o Senhor!

As promessas do Senhor têm ordenanças como exigências ou condições para que sejam liberadas. Assim, obediência é condição para que bênçãos sejam derramadas sobre nós. Obedecer é sempre melhor que sacrificar! Isto independe do tempo: passado, presente e futuro. Foi é e sempre será assim. O texto aqui se aplica a casa real de Judá em dias passados. Como também essas exigências se aplicam à nós, em nosso tempo por tudo que temos vivido em termos de nação, de mundo e até individualmente como servos de Deus!  
Há uma urgência tão grande por santificação e honra no meio do povo chamado pelo nome do Senhor! Ouvi uma pregação de um pastor estrangeiro onde ele dizia que o nosso povo como um todo é o mais pecaminoso da terra. Em princípio fiquei chocada, perplexa e confesso até meio zangada com aquela declaração tão contundente! Contudo, ao analisar a ordenança do Senhor e ao aplicá-la a nós, não podemos chegar à outra conclusão! O Senhor tem nos disciplinado como nação! Este fato é irrefutável! Todavia, cadê o remanescente fiel? Cadê o povo da Cruz que deveria fazer a diferença, sobretudo, com atitudes e clamar de dia e de noite por misericórdia?


Insistimos em que devemos confessar o nosso pecado como povo. Não temos administrado a justiça e o direito. Não nos preocupamos em livrar o explorado das mãos do opressor. Ao vermos as injustiças e necessidades passamos ao largo. Temos oprimido e maltratado o estrangeiro, o órfão e a viúva. E temos derramado muito sangue inocente neste lugar. Seja pela violência que nos toma de assalto, seja pelo descaso das autoridades políticas nos hospitais desassistidos! Mata-se mais aqui do que nas guerras. Temos ouvido nesses dias falar na “mãe de todas as bombas” criada pelos Estados Unidos. Será que a mãe de todas as bombas não seria o pecado em suas múltiplas faces, que de contínuo jaz à porta? Como se tudo isso não bastasse ainda retemos o salário do trabalhador e seus direitos. Neste mesmo capítulo o Senhor sentencia: “Ai daquele que constrói o seu palácio por meios corruptos, seus aposentos, pela injustiça, fazendo os seus compatriotas trabalharem por nada, sem pagar-lhes o devido salário”. Quanta riqueza mal adquirida temos visto vir à tona para a vergonha e condenação de muitos! Tiago diz que o salário dos trabalhadores que foi retido com fraudes está clamando contra os seus defraudadores. Fiquemos atentos, ordenanças de Deus são atemporais! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...