sábado, 8 de abril de 2017

Meditação/Nadia Malta/EVOQUEMOS SEMPRE A ESPERANÇA QUE NÃO MORRE!

EVOQUEMOS SEMPRE A ESPERANÇA QUE NÃO MORRE!

Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam”. Lamentações 3.21-25.

                                                                                          


Temos falado muitas vezes neste espaço sobre as incursões feitas nos textos antigos à procura de forças, nas experiências dos servos do passado, para as nossas lutas diárias. Às vezes é preciso radicalizar nessas viagens e visitar os piores momentos enfrentados por aqueles amados. É precisamente ali que o Senhor ministra forças ao nosso coração já tão combalido pelos embates sofridos.  É possível enxergar esperança no meio do caos? É possível entoar cântico de vitória no meio das nossas agonias mais profundas? O profeta Jeremias em pleno cativeiro de Babilônia nos ensina que sim! Recebamos suas instruções!

Depois de quase sucumbir diante das assolações, Jeremias resolve dar um basta em sua dor. O panorama havia mudado? Claro que não, mas ele resolve mudar o olhar. Ele ressignifica aquela experiência. Ele olha a situação da perspectiva do Deus Todo Poderoso que não perde jamais o controle de absolutamente nada! Ele procura a única força capaz de tirá-lo daquele estado tão desesperador: A Esperança! Entendemos que esperança do ponto de vista de Deus é fé mais confiança andando lado a lado. E esperança nesse nível se baseia nos atributos eternos e imutáveis do próprio Deus: Bondade, fidelidade, misericórdia renováveis e tantos outros. Ele ainda declara que o Senhor era sua porção. Por isso o profeta evoca, traz à memória esses atributos, pois somente eles lhe podem dar esperança!

Quantos lamentos nós temos entoado nos últimos tempos! Misericórdia! Parece que as lágrimas têm sido o nosso alimento de dia e de noite. São tantos os sobressaltos! Temos a nítida impressão de um grande complô das trevas para nos tirar de combate. Se há um complô do adversário, entremos na Santa, imbatível e eficaz conspiração com o Espírito de Deus! Que possamos sacudir o pó bolorento das nossas dores e buscar no Senhor a saída! É preciso dar um basta como fez o profeta e não nos deixar abater pelas circunstancias ao redor! Dele vem o nosso socorro e as respostas que tanto aguardamos!


É fato que a nossa humanidade estremece e às vezes até baqueia, mas não podemos nos deixar sucumbir sob os rigores das aflições! Elas todas, por mais atrozes que sejam, têm prazo de validade, não podemos perder isto de vista em nenhum momento. O profeta sofria junto com a nação impenitente. Ele clama e é socorrido. Neste mesmo contexto, na sequencia, ele declara: “Tu ouviste o meu clamor: "Não feches os teus ouvidos aos meus gritos de socorro". Tu te aproximaste quando a ti clamei, e disseste: "Não tenha medo". Senhor, tu assumiste a minha causa; e redimiste a minha vida”. Também não podemos esquecer que a nossa Esperança é uma pessoa chamada Cristo! Ele vive e virá em nosso auxílio! Aguardemos confiantes! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...