sábado, 22 de abril de 2017

Meditação/Nadia Malta/É TEMPO DE DESAPEGO!

É TEMPO DE DESAPEGO!

 “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?". Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus". Lucas 12.20,21.

                                                                                         


Tenho observado o vai e vem das pessoas com o fim de amealhar tanto bens materiais quanto proeminência nas várias áreas da vida. Não se tem tempo pra nada nem ninguém. É tanto esforço, tanto empenho para se mostrar produtividade e no final das contas como diz o autor de Eclesiastes: “tudo é correr a trás do vento”. Os tesouros terrenos são transitórios como transitória é a vida humana. Somos apenas um sopro que o vento carrega. Peregrinos numa terra alheia. Andarilhos rumo a sua própria Pátria. Embora, tenhamos uma cidadania terrena na visão dos homens, somos na verdade cidadãos dos céus. Precisamos aprender a andar com pouca bagagem. Ajuntemos tesouros no céu e não na terra!

Por mais que sejamos caridosos, dadivosos com os que estão à nossa volta, sempre temos os nossos apegos a determinadas coisas materiais e no final das contas, absolutamente nada levaremos conosco quando partirmos desta terra. Sempre que um ente querido parte para a eternidade é tempo de silêncio e reflexão, sobretudo, acerca dos nossos vãos apegos! É tempo de repensarmos os nossos conceitos pré-concebidos sobre tantas coisas. Nesses dias todas as roupas e objetos pessoais de minha mãe foram tirados de casa e doados. Coisas tão queridas, zeladas por ela, de valor sentimental, mas que agora se esvaziaram totalmente de sentido. Ela já não está mais aqui para valorizá-las.

Os versículos citados falam de um trecho de uma parábola contada por Jesus sobre certo homem avarento que tinha muitos bens. Sua terra havia produzido muito e ele já não tinha mais lugar onde armazenar e resolveu derrubar seus celeiros e construí-los maiores e disse a si mesmo: “Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se”. Tolo, não sabia ele que já chegamos à terra com o passaporte carimbado para o dia da partida. Mas o passaporte não fica em nosso poder, mas com o Supremo Condutor do Trem da vida. E só na hora da partida ouvimos anunciado o nosso nome e aí, não tem mais volta nem atraso. Temos que partir!

Quão tolos são os nossos planos. Tiago em sua epístola instrui com muita sabedoria quanto aos planos que fazemos sem consultar o Senhor: “Contudo, vós não tendes o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã. Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis afirmar: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Assim, que possamos mudar a forma de encarar os nossos vãos apegos tanto por coisas, quanto por pessoas. O que realmente conta é ser rico para com Deus. As nossas riquezas são distribuídas quando partimos. Nada levaremos conosco a não ser as obras com as quais glorificamos ao Senhor e o amor com o qual nos amamos uns aos outros. Usemos e repartamos os bens e aproveitemos o tempo que temos com aqueles aos quais amamos. E este tempo se chama hoje. É tempo de desapego, afinal, nada é nosso de fato! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...