quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/SERÁ QUE NÃO TEM GENTE DEMAIS?

SERÁ QUE NÃO TEM GENTE DEMAIS?

O Senhor está com você, poderoso guerreiro". Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã". Juízes 6.12, 13.

                                                                                          


Quantas vezes já não fizemos esta mesma pergunta feita por Gideão ao Senhor. Incoerência de nossa parte? Não, só uma humanidade limitada e frágil. A história desse juiz de Israel tem muito a nos ensinar no meio das nossas próprias lutas e aflições! O texto fala da resposta de Deus dada a Gideão pelo clamor do povo por causa do jugo midianita.

Os midianitas era uma tribo nômade do deserto, invariavelmente se associavam aos amalequitas, também nômades e velhos inimigos do povo de Deus. Esse povo roubava as colheitas do povo de Israel, saqueava o gado e atacava sempre na hora de maior vulnerabilidade, assim como os amalequitas. Eles eram como gafanhotos destruidores. Por que o Senhor permitia tal coisa? Por causa da dura serviz do seu próprio povo que aqui acolá voltava às costas para Deus entristecendo o coração do Pai. O texto diz no versículo primeiro: “De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas”. Mas mesmo clamando por motivos interesseiros, o Senhor por sua misericórdia ouvia e atendia.

 É quando aqui Ele levanta Gideão para libertar seu povo das mãos dos midianitas. Ele  nem se sentia capaz de tal missão e podemos ver isto claramente na hora do seu chamamento ele responde ao Anjo do Senhor: “Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família". Quando Deus escolhe, ele não negocia o seu chamado, mas capacita o vaso escolhido para que ele cumpra a missão para a qual foi designado!


Alguns estudiosos das Escrituras afirmam que este Anjo que fala aqui com Gideão e que é mencionado com letra maiúscula e com o artigo definido trata-se de uma teofania, ou seja, uma aparição do próprio Cristo pré-encarnado. Creio nisto! E o Senhor responde a Gideão: “Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem". Gideão em sua prudência pede confirmação da palavra recebida. Faz uma oferta ao Senhor, que a recebe e manda fogo para consumi-la. O Senhor desaparece da presença de Gideão e faz valer a sua palavra. Havia gente demais com Gideão. O Senhor manda deixar apenas trezentos homens para que os israelitas não se ensoberbecessem. Os exércitos contrários eram numerosos como a areia do mar, mas foram destruídos na força que só o Senhor supre. O Deus que agia no passado age hoje, não temamos os exércitos contrários que se levantam para roubar a nossa paz! A vitória é nossa pelo precioso sangue de Jesus! Avante, pelo Senhor marchamos sim! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...