segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR É A SAÍDA QUANDO NÃO HÁ SAÍDA!

O SENHOR É A SAÍDA QUANDO NÃO HÁ SAÍDA!

                                                                                             

“Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem. O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se". Disse então o Senhor a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca”. Êxodo 14.13-16.

                                                                                           


A libertação do povo de Israel do jugo egípcio tem muito a nos ensinar sobre as nossas situações sem saída. O povo de Deus depois de um cativeiro de 430 anos, finalmente é libertado do Egito pela instrumentalidade de Moisés. Aquele libertador foi levantado pelo Senhor, contudo, parece que as coisas não estavam dando muito certo, pelo menos do ponto de vista, sobretudo, de quem era cativo. Depois de idas e vindas, de pragas e mais pragas, que deixavam o faraó cada vez mais enfurecido, o povo consegue sair dali. Aquela multidão numerosa segue sob o comando de Moisés. Quando o povo pensa que havia conseguido, o que ele encontra pela frente? O mar intransponível. Dos lados uma geografia absolutamente íngreme. Fim da linha? Para a visão humana, sim!

Sabe aquela afirmação que diz que “desgraça numa vem sozinha”? Pois foi exatamente o que aconteceu: Deus endureceu o coração de faraó para que fosse atrás do povo! O texto diz: “Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros. Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros". Já reparou que a estrada da confiança absoluta vai ficando cada vez mais estreita, quase intransponível? Andar por ela não é para “fracotes”, mas para os fortalecidos em Deus e na força do seu poder! Todas as ações permitidas e ordenadas por Deus na vida dos seus escolhidos servem a um propósito soberano dele na vida dos seus escolhidos!

O Senhor começa a executar a estratégia de guerra contra os egípcios. Diz o texto: “A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás, entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite. Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram, e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda”. Quem em sã consciência poderia sequer imaginar aquela saída? Nenhum ser humano, claro! Mas é quando cessam as saídas humanas que entram em cena as infinitas possibilidades de Deus! A ordem já fora dada: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante!”. Marchemos, pois!

Os egípcios não se deram por vencidos e perseguiram a Israel. Tudo plano de Deus! O texto diz que no fim da madrugada, o Senhor viu os egípcios e o pôs em confusão. Eles tentaram recuar. Tarde demais! O Senhor dera a ordem para que Moises levantasse seu cajado sobre o mar para que as águas descessem sobre os egípcios, seus carros e cavalos. Todos pereceram e o Senhor foi glorificado diante de todo o Israel! Ele não faz obra incompleta! Aleluia! Quem sabe se não estamos vivendo algo semelhante? Tão somente confiemos, Ele sempre guarda para o final o grande milagre! Ele é a saída quando não há saída! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...