segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/RESGATAR A HONRA AOS PAIS ENQUANTO HÁ TEMPO!

RESGATAR A HONRA AOS PAIS ENQUANTO HÁ TEMPO!

Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Efésios 6.2,3.

                                                                                             
 

Em nossas escutas diárias nos deparamos com tantas situações difíceis e embaraçosas mesmo no meio daqueles que se dizem servos. E uma das áreas mais complicadas é a área do relacionamento entre pais e filhos. Jesus quanta dor no coração de mães e pais já idosos sentindo o peso dos anos e o do abandono dos filhos. Outro dia li uma matéria muito bem escrita que tratava desse assunto, cujo título era: “Pais e mães idosos, os desvalidos do século XXI”. Li o conteúdo com lágrimas nos olhos por poder comprovar pelos depoimentos ouvidos de muitas pessoas, a veracidade daquelas palavras.

E algo que parece ser patológico em nossos dias é a adolescência cada vez mais tardia. É tempo de crescer! O apóstolo Paulo falando aos coríntios diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino”. Vivemos em um tempo de meninices em todos os aspectos: moral, emocional, relacional e espiritual. Somos chamados à varonilidade.  Parece que a síndrome de Peter Pan tem feito cada vez mais vítimas! É preciso alcançar a estatura de varões perfeitos e quando Paulo emprega a palavra que é traduzida por perfeito, ele, na verdade, está falando de maturidade. Quando se é criança há uma perspectiva de crescimento e maturidade, a menos que haja algum distúrbio. Mas o que dizer quando se já é adulto e a preguiça e a irresponsabilidade não deixa crescer? Crescer dói e muitos fogem das dores do crescimento, sem saber que elas os emboscarão nas curvas da vida!

Voltando ao texto citado no inicio. O apóstolo Paulo cita o quinto mandamento, que encontramos tanto em Êxodo quanto em Deuteronômio. Este é o primeiro mandamento com promessa. As promessas trazidas à reboque aqui são longevidade e prosperidade. Aqui não há muito rodeio: o filho que honra os pais é abençoado e o que desonra é amaldiçoado. Quem amaldiçoa? A própria rebelião do filho. A honra aos pais é a principal prerrogativa para uma vida longa e abençoada sobre a terra. Quando vamos analisar a incidência de tantos fracassos na vida de muitos, inevitavelmente convergimos para a área delicada da ausência de honra aos pais.


Pais velhos aposentados sustentando filhos perdulários já adultos parece epidemia. Tenho visto pais cansados e sobrecarregados com as inconsequências desses filhos pagando empréstimos feitos por eles. E o que é pior usando a aposentadoria já minguada desses pais. Quanta dor, quanta desonra! Quanta falta de atenção, quanta grosseria! Que tal começar o novo com uma perspectiva de mudança? Ser próspero não é possuir muito, mas precisar de pouco para viver e se sentir feliz assim. Talvez as coisas venham dando errado em sua vida, porque você não tem observado esse mandamento. Seja humilde para reconhecer. Quais as desculpas que você tem dado para continuar sendo uma filha ou um filho desonroso? Tempo de despertamento! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...