quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/"QUERO. SEJA PURIFICADO!”.

"QUERO. SEJA PURIFICADO!”.

Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: "Se quiseres, podes purificar-me!”.  Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!”. Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado”. Marcos 1.40-42.

                                                                                         


Segundo os estudiosos a lepra mencionada nos relatos bíblicos era toda enfermidade de pele de aspecto repugnante e incapacitante, não apenas a hanseníase conhecida hoje. Por isso mesmo esse tipo de enfermidade era um símbolo do pecado. Jesus curou muitos leprosos, mas este episódio é cheio de significado didático. Aquele homem aproxima-se do Senhor com um pedido na forma de afirmação. Ele diz: “Se quiseres, podes purificar-me!”.  Esse tipo de afirmação aponta para uma fé real. Certamente ele já ouvira falar de Jesus ou até mesmo presenciara alguma intervenção miraculosa do Senhor. Do contrário, não viria a ele com tanta certeza.

A lepra dos tempos bíblicos era uma enfermidade segregadora. Afastava o enfermo não só da comunidade, mas do convívio da própria da própria família. Ele era obrigado a morar fora da cidade, sozinho ou no meio de outros leprosos. Outra coisa em relação à doença é o fato deles terem que gritar obrigatoriamente ao passar mesmo a certa distancia das outras pessoas: Leproso, leproso! Em nosso tempo fala-se muito em preconceito disso e daquilo, mas nada se compara a uma ação discriminatória naquele nível!

Embora a lepra como todas as demais doenças sejam uma consequência do pecado da humanidade como um todo, nem toda enfermidade é consequência de um pecado especifico. Quando aquele homem se aproxima do Senhor com seu pedido cheio de certeza ouve a resposta tão esperada do Mestre: "Quero. Seja purificado!”. E o texto diz que ele imediatamente foi purificado e a alegria foi tão grande, que mesmo a despeito da severa advertência de Jesus para não divulgar a ninguém o que lhe acontecera era impossível contê-lo!


Todos os que sinceramente se aproximam do Senhor desejando seu socorro sairão de posse de vitória. A lepra sendo símbolo do pecado não só naqueles dias, também simboliza a nossa necessidade de purificação de toda enfermidade espiritual. Todos nós somos portadores de um tipo de lepra que segrega, nos separando de Deus, até que o Senhor venha e nos purifique e nos traga de volta ao convívio do Pai Celestial! E uma vez alcançada essa purificação é impossível nos conter! Um dia o Senhor nos alcançou e purificou! Ele restaurou a nossa comunhão, nos reconciliando com Deus! É preciso contar a todos quem é a Fonte eterna dessa cura e libertação: Jesus, o Cristo de Deus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...