sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO, A IMPACIÊNCIA PODE MATAR!

CUIDADO, A IMPACIÊNCIA PODE MATAR!

“Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar”. Juízes 16.16.

                                                                                            


A advertência que dá título à meditação de hoje pode ser entendida no sentido literal. Todos conhecem a história de Sansão um dos juízes de Israel, cuja força descomunal havia sido dada por Deus. O texto é por demais conhecido e serve de alerta a quantos se deixam persuadir pela ação da importunação “azucrinadora” de alguém ao pé do ouvido. É preciso dar um basta retumbante! Às vezes o instrumento dessa ação é alguém muito próximo, até mesmo o próprio cônjuge ou outro familiar qualquer. Mas seja quem for devemos buscar o socorro do Senhor para nos libertar dessa ação maligna e devastadora!

Sansão se envolvera com uma filisteia chamada Dalila ao ponto de fazer algo que entristeceu o coração de Deus. Ele era um nazireu do Senhor. Alguém separado desde o ventre para a obra de Deus, não poderia beber vinho ou bebida forte, nem cortar o cabelo. Deveria casar-se no meio do seu povo. Mas ele encantado com a formosura da mulher acaba com seus pés no laço mortal dos seus inimigos. Nesses dias falamos sobre a ira, uma obra da carne que tem cegado o entendimento de muitos em nossos meio. A impaciência nos parece uma irmã gêmea da ira. Há um fio tênue que separa a ambas ou talvez nem separe. Creio que elas andam juntas e trabalham em parceria. Onde achamos uma certamente a outra está por perto.

Todos que têm familiaridade com a Palavra de Deus conhecem esta triste história. Dalila usando de uma chantagem emocional, diz ela: “Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força”. Ela finalmente com sua astúcia convence o impaciente Sansão a entregar o segredo de sua força, depois de algumas tentativas frustradas, ela finalmente arranca-lhe o segredo. A impaciência ou impulsividade é a força propulsora das grandes angustias! Dalila deveria conhecer a inclinação de Sansão para a impulsividade e a única maneira de fazê-lo ceder era importuná-lo. Fazer a vontade do importuno para se livrar da importunação é pagar um alto preço. Assim, cuidado impaciente, há sempre um importuno por perto como agente do diabo para roubar a sua paz!

Quando transportamos essa situação para os nossos dias paramos para pensar quantas vezes não nos damos mal por causa da impaciência e da impulsividade? Por outro lado quantas vidas já foram prematuramente ceifadas por causa dessa inclinação maligna. Satanás tem seus instrumentos sempre prontos para lhe executar os desígnios. Toda impaciência e impulsividade têm o seu ônus e muitas vezes o prejuízo é a perda da própria vida! Sansão perdeu a bênção e a sua vida. A impulsividade não calcula os prejuízos e age. Sansão já havia experimentado a astúcia de Dalila outras vezes, mas ainda assim caiu em sua teia. O texto diz: “Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar”. Quantos problemas e prejuízos seriam evitados se parássemos para pensar antes de tomar as nossas decisões sem nos deixar levar pelas emoções! De nada adianta chorar o leite derramado! A Bíblia diz que na multidão dos conselheiros há sabedoria e segurança! Quem seriam esses conselheiros? Servos de Deus mais experientes. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...