sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO COM O ORGULHO, ELE PRECEDE A RUÍNA!

CUIDADO COM O ORGULHO, ELE PRECEDE A RUÍNA!

O Senhor dos Exércitos tem um dia reservado para todos os orgulhosos e altivos, para tudo o que é exaltado para que eles sejam humilhados; O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. Isaías 2.12; 1 João 2.17.

                                                                                           


O autor de provérbios lista as coisas que o Senhor aborrece: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos".

O que está no topo da lista acima é altivez, o orgulho, que parece ser o fator desencadeante das demais! A advertência contra este assunto é tão recorrente na palavra de Deus, que o autor de Provérbios dedica grande parte dos seus ensinos a falar sobre isto. Em outro momento de provérbios encontramos: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda". Meu Deus, que coisa séria! Quantos cristãos nominais infectados pelo “vírus” da soberba! Criam problemas dentro das comunidades, não aceitam nem mesmo serem cuidados, tudo lhe é ofensivo! Depois não entendem porque as pessoas se afastam. Ninguém, em sã consciência,  consegue abraçar um pé de mandacaru! E é isto que o orgulhoso é. Alguém sempre ferino, repulsivo!

A soberba, o orgulho derrubou o querubim ungido que assistia na presença de Deus precipitando-o no abismo e ele ainda em sua rebelião arrastou um terço dos anjos. Sim, falo do adversário, o pai do orgulho! O texto de Isaías citado no inicio diz que: O Senhor dos Exércitos tem um dia reservado para todos os orgulhosos e altivos, para tudo o que é exaltado para que eles sejam humilhados!”. O dia da soberba é véspera da humilhação, da ruína. A alma que se exalta atrai para si a queda irremediável. O apóstolo João completa este pensamento mostrando o outro lado da questão. Diz o apóstolo: “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. O Senhor exalta em tempo oportuno os que se humilham em sua presença!

Atentemos para isto! Os que se exaltam julgando ser coisa de grande importância sofrerão grande vexame! O Senhor diz por meio do profeta Habacuque: “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé”. Quanta coisa ainda a ser trabalhada em nós! E esta obra deveria ser feita em parceria com o Espírito Santo de Deus. Contudo, de todo modo a obra será feita, melhor cooperar. Dói menos! A grande escola da humildade é sem dúvida a humilhação. Atentemos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...