segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/BUSQUEMOS A SUFICIÊNCIA, NEM MAIS, NEM MENOS!

BUSQUEMOS A SUFICIÊNCIA, NEM MAIS, NEM MENOS!

Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus”. Provérbios 30.7-9.

                                                                                            


O dicionário assim traduz o significado de suficiência: “quantidade que baste!”. Pois é isto que o autor de provérbios tem em mente ao fazer este pedido ao Senhor. O meu sogro costumava dizer que “a medida do ter” nunca enche. E este dito popular pode ser facilmente aplicável aos anseios pós-modernos. Há uma insatisfação crônica que têm levado muitos as maiores loucuras para obter o que fugazmente se deseja. E se segue num amealhar teres e haveres sem conta! Nada parece bastar! Esquecemos que os tesouros terrenos são todos corruptíveis e ficarão aqui!

Sim, os anseios são todos passageiros e incapazes de preencher o vazio dos corações. As pessoas pulam de um anseio para o outro de maneira compulsiva. O servo de Deus se contenta com a suficiência que vem do Senhor. Suficiência esta que aponta para a satisfação das verdadeiras necessidades, aquilo que é imprescindível para a vida e a piedade. O vazio no coração do homem é do tamanho de Deus! E nada ou ninguém pode preencher a não ser o próprio Deus!

Ainda falando deste assunto no mesmo contexto, o autor de provérbios diz: “Duas filhas tem a sanguessuga. ‘Dê! Dê! ’, gritam elas. "Há três coisas que nunca estão satisfeitas, quatro que nunca dizem: ‘É o bastante!’: O Sheol, o ventre estéril, a terra, que nunca se dessedenta, e o fogo, que nunca diz: ‘É o bastante!”. Toda insatisfação é movida pelos prazeres que militam na carne!


Tiago em sua epístola traz mais luz ao assunto. Diz ele: “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”. Assim, clamemos ao Senhor por aquilo que verdadeiramente é necessário. Certifiquemo-nos de que os nossos anseios não são manifestações disfarçadas da nossa cobiça e inveja. Quantos relacionamentos partidos! Quantas riquezas mal adquiridas, amealhadas ilicitamente tem trazido dor e vergonha que se perpetuam através das gerações! A fartura e a escassez são extremos perigosos! Enquanto a primeira leva ao esquecimento de Deus a segunda leva a rebelião contra o Senhor! Façamos como o apóstolo Paulo e nos contentemos com o que temos! Rendamos graças pela provisão diária de Deus para as nossas vidas!  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...