segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Meditação/Nadia Malta/OUVIR BONS CONSELHEIROS LIVRA DE FRACASSOS!

OUVIR BONS CONSELHEIROS LIVRA DE FRACASSOS!

A insensatez alegra quem não tem bom senso, mas o homem de entendimento procede com retidão. Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros!”. Provérbios 15:21,22.

                                                                                            


Nas antigas Cartas de ABC, recurso antigo de alfabetização de tempos idos, havia uma frase notável dizia assim: “Quem não houve conselhos raras vezes acerta!”. E esta máxima parece encontrar eco na santa Palavra de Deus, ou seria o contrário? O insensato toma decisões, especialmente as de repercussão coletiva, sem consultar ninguém. E faz isto ancorado na própria presunção e estupidez!

A Bíblia diz que na multidão dos conselheiros há vitória, há sabedoria e há segurança. Certamente a Palavra de Deus não fala de qualquer conselho, mas do conselho daqueles que temem ao Senhor. Até porque o servo do Senhor não anda no conselho do ímpio. Quantos planos e decisões têm fracassado gerando grandes prejuízos por causa da falta de conselhos sábios! Na maioria das situações, esses conselhos vêm como resposta às nossas orações. Clamamos ao Senhor e ele nos responde através de vários canais. Primeiro por meio de sua palavra, das impressões do Santo Espírito em nossos corações e depois vai confirmando por meio desses conselheiros. Tudo isto precisa vir respaldado com a paz como árbitro no coração. Esperemos que tudo se alinhe e então hajamos.

A alegria do insensato ao resolver sem buscar ajuda dura pouco até porque os efeitos dessas escolhas são sempre desastrosos. Contudo, o homem de entendimento procede com retidão ao tomar suas decisões. Tenho visto famílias inteiras arruinadas por causa de posturas insensatas. O livro de Provérbios está repleto de recomendações sobre este assunto. Ali encontramos: "Não havendo sábia direção cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança". "Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito". "Com medidas de prudência farás a guerra, na multidão de conselheiros está a vitória". Dentre inúmeras outras advertências.

Ler o Livro de Provérbios como um devocional diário, independente da leitura sistemática de outros livros bíblicos é sempre prudente. Os versículos acima citados encerram dizendo: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros!”. A nossa oração é para que o Senhor ministre esta palavra aos corações. Ainda há tempo de fazer diferente! Que tal orar e aprender a pedir conselhos? Que tal começar pedindo o conselho do seu cônjuge e familiares?  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...