sábado, 10 de setembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO COM OS ÍDOLOS!

CUIDADO COM OS ÍDOLOS!

Porque os ídolos falam mentiras, os adivinhadores têm falsas visões, e contam sonhos enganadores; o consolo que trazem é vão. Por isso o povo vagueia como ovelhas, aflitas pela falta de um pastor. Filhinhos, guardem-se dos ídolos”. Zacarias 10.2; 1 João 5.21.

                                                                                              


A palavra do Senhor por meio do profeta Zacarias e através do apóstolo João traz uma séria advertência em relação aos ídolos. O profeta Zacarias diz a razão dessas advertências pontuando o seguinte: “Porque os ídolos falam mentiras, os adivinhadores têm falsas visões, e contam sonhos enganadores; o consolo que trazem é vão”. A proliferação dos ídolos nos dias passados estende-se até os nossos dias arregimentando um séquito de fervorosos devotos!

É triste assistir o povo vaguear como ovelhas aflitas que não têm pastor, não falo de pastores terrenos, mas do Supremo pastor, Jesus, o Cristo. Ele próprio se compadeceu das multidões por esta mesma razão. O significado da palavra ídolo é: “imagem que representa uma divindade e que se adora como se fosse a própria divindade. Pessoa ou coisa intensamente admirada, que é objeto de veneração. Na tradição judaico-cristã, indivíduo real, imagem representativa de uma entidade fantástica, ou a própria entidade, considerados, de maneira equivocada e herética, portadores de atributos divinos” assim descreve o dicionário.

 E aqui paramos para perguntar: Quais ou quem são os ídolos que têm nos seduzido ao ponto de os entronizarmos em nossos corações no lugar de Deus? Antes de achar chocante a pergunta, que tal pararmos um pouco para meditar sobre ela? Sim, os ídolos do coração são os piores, aqueles que conservamos em nossos oratórios secretos! Disse Calvino: “O coração é uma fábrica de ídolos!”. Grande verdade! Estamos sempre transferindo a nossa esperança para ídolos humanos e fazemos isto quase sem perceber! Todo cuidado ainda é pouco!


Os ídolos são espertos e se disfarçam com muita competência ao ponto de iludir e aprisionar os que são seduzidos por eles. Na verdade nem gostaria de me reportar aos ídolos de pedra e cal, esses são óbvios demais, mas àqueles que se camuflam sob uma aura de zelo, de apego e até chantagem emocional. São pessoas, familiares ou não. São status. Nomes de família ou circunstancias que nos aprisionam. Na verdade os que se deixam seduzir se tornam escravos sem se dar conta disso! Vigiemos, pois! Por isso mesmo o apóstolo João adverte tão amorosamente: “Filhinhos, guardem-se dos ídolos”.Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...