quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/CONSERVEMOS A UNIDADE DA FÉ PELO VÍNCULO DA PAZ: CRISTO!

CONSERVEMOS A UNIDADE DA FÉ PELO VÍNCULO DA PAZ: CRISTO!


                                                                                           

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz! Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Efésios 4.3; Romanos 15.4-6.

                                                                                          


Ainda falando aos efésios, o apóstolo Paulo começa o capítulo quatro exortando seus leitores para que vivam de maneira digna da vocação recebida o objetivo de tal exortação é para que: “todos cheguemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. Linda mensagem paulina que tem caído no esquecimento de muitos cristãos, sobretudo, contemporâneos.

As invencionices não param de surgir. Quanta doutrina de homens apregoada em nossas igrejas! Quanta tentativa de tirar a centralidade do Cristo! Imagino se o apóstolo Paulo vivesse em nossos dias, misericórdia! Cadê o esforço para conservar a unidade do Espírito Santo pelo vínculo da paz? Ao orar pelos romanos ele pede ao Senhor que conceda aos seus leitores espírito de unidade segundo Cristo para que possam assim glorificar o Senhor!

Como glorificar ao Cristo se o propósito de muitos tem sido a autoglorificação? Isso mesmo, o desejo de alardear a própria presunção é tanto, que se tem passado por cima de princípios inegociáveis da Santa Palavra de Deus, como a comunhão entre irmãos, por exemplo! Tem uma frase de um teólogo luterano chamado Peter Mederlin, embora ao longo da história venha sendo atribuída a outros, inclusive a Agostinho e a Filipe Melancton, que traduz muito bem a exortação do apóstolo Paulo em relação à unidade. Diz o teólogo: “No que é essencial, unidade; no que não é, liberdade; em todas as coisas, caridade!”.


A pergunta aqui em relação à fé cristã é: O que seria essencial para nós cristãos, afinal? Gostaria de deixar pelo menos três fatos essenciais: Primeiro, não há salvação em nenhum outro a não ser por meio de Cristo Jesus. Segundo, o sacrifício vicário de Cristo foi único, perfeito, eficaz e suficiente. Terceiro, esta obra salvifica acontece pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, não há obra meritória em nós. Assim, deixemos de nos desentender como irmãos e usemos da liberdade em relação ao que não é efetivamente essencial e da caridade em relação a todas as coisas! Façamos isto por meio do vínculo da paz que é o próprio Cristo! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...