segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/COISAS ESPIRITUAIS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE!

COISAS ESPIRITUAIS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE!

“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". Perguntou Nicodemos: "Como pode ser isso?". Disse Jesus: "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?”. João 3.8-10.

                                                                                           


A conversa de Jesus com Nicodemos, um dos principais dos judeus, membro do Sinédrio, homem culto e preparado no que dizia respeito às coisas da religião, tem muito a nos ensinar. O encontro começa com Nicodemos procurando Jesus à noite, certamente para não ser visto. Nicodemos reconhecia que os sinais feitos por Jesus, bem como o seu ensino só poderia vir da parte de Deus.

O curioso aqui é que Jesus como sempre vai direto ao ponto. Ele não retruca o comentário de Nicodemos, mas responde entrando no cerne da questão: “Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". E aqui começa realmente a discussão. Como poderia um judeu, filho de Abraão entender tais palavras? Ao que Nicodemos retruca: “Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!”.

Nicodemos parece não ter entendido nada. Enquanto Jesus falava de coisas espirituais, aquele mestre da lei pensava em coisas e meios carnais, terrenos. O diálogo segue e é interessante ler todo o contexto. Gostaria de chamar a atenção para os versículos citados no início. Jesus usa a analogia do vento para explicar a ação do Espírito no coração do homem vivificando-o. Diz o Senhor: “O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". Não compreendemos o caminho do vento, mas sentimos os seus efeitos, assim é com aquele que nasceu da água e do Espírito.


Nicodemos era um mestre em Israel e não compreendia essas coisas? A religiosidade árida sem a presença do Espírito Santo faz assim, engessa, enrijece. Obscurece a visão das ações soberanas de Deus! É interessante que vemos a postura de Nicodemos reverberando em muitos em nosso tempo. São tão sábios e letrados, mas não compreendem. Esses tentam explicar e racionalizar as coisas espirituais. O apóstolo Paulo falando aos coríntios traz a explicação para essa questão: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente”. O homem natural jamais entenderá as coisas do Espírito! Assim, ao ministrarmos a Palavra de Deus, deixemos que o próprio Espírito da palavra traga luz ao que foi explicado. Não é a nossa capacidade de ministrar que fará alguém se converter é a ação do Vento do Espírito soprando naquele coração! Não somos convertedores, mas tão somente semeadores! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...