quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Meditação/Nadia Malta/SATISFAÇÃO EM DEMASIA É FACA DE DOIS GUMES!

SATISFAÇÃO EM DEMASIA É FACA DE DOIS GUMES!

Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam”. Oséias 13.6.

                                                                                         


A profecia de Oseias talvez seja a mais pungente da Bíblia Sagrada. Este profeta foi levantado pelo Senhor como seu porta-voz num dos momentos mais dramáticos do seu povo. Oseias serviu de parábola viva para falar da infidelidade do povo de Deus. Ele foi instado a casar-se com uma mulher infiel que vezes sem conta se voltava para outros homens abandonando Oseias e este por ordem de Deus a tomava de volta e a recebia misericordiosamente.

Difícil aos olhos humanos compreender tais caminhos. Contudo, o Senhor não economiza recursos e estratégias didáticas para ensinar ao seu povo amado. O povo de Deus tanto no passado quanto em nossos dias parece ter um coração bandoleiro, volúvel que se enfastia com muita facilidade. A satisfação parece faca de dois gumes! Ao mesmo tempo que produz gratidão e devoção aos fiéis produz profundo fastio nos infiéis! Foi assim tanto nos dias de Oseias e Moisés quanto hoje. Este assunto requer reflexão profunda!

Corre-se atrás do vento com muita facilidade. Há um desgaste exagerado por aquilo que não é pão e se investe tão pouco nas coisas eternas como se a nossa tenda nesta terra ficasse armada eternamente. Somos peregrinos e forasteiros em terra alheia. Estamos indo num curso ininterrupto. No passado Moisés em seu discurso diz em relação ao povo, usando uma linguagem poética: “Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de alimentos. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador” (Deuteronômio 32:15). Quantos não têm agido assim! Estão fartos, com uma vida cheia de tudo que satisfaz, mas abandonam ao Senhor! Desprezam a Rocha Eterna! Estão obesos pela fartura do que não tem peso de eternidade! Dão coices, rejeitam o Senhor e a sua obra. Até que venha a perseguição e os faça “emagrecer” largar a preguiça e buscar ao Senhor!


É quando nos lembramos do profeta Ezequiel que faz uma alusão a fartura de Sodoma que entediada foi buscar experiências abomináveis! Diz ele: “Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: Ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados. Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de mim. Por isso eu me desfiz delas conforme você viu” (Ezequiel 16:49,50). Que o Senhor nos conceda o necessário para que não nos ensoberbeçamos como diz o autor de provérbios: “Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus”. Reflitamos sobre esse assunto tão delicado! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...