domingo, 21 de agosto de 2016

Meditação/Nadia Malta/DESAFIADOS A CRER APESAR DOS PESARES!

DESAFIADOS A CRER APESAR DOS PESARES!


                                                                                            

Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos”. Habacuque 3.17-19.

                                                                                             


É impossível não nos lembrar da grande declaração de fé do profeta Habacuque ao final do seu curto livro profético. Sobretudo, quando “as nossas próprias figueiras estão destituídas de flores, quando as nossas videiras deixaram de frutificar e há falha nas nossas safras de azeitona”. Manifestar uma fé viva quando tudo nos vai bem é fácil demais!

Percebemos que o desafio de crer tem sido a cada dia intensificado, mais parece aquele tipo de jogo que muda de fase e se torna cada vez mais difícil. Os pesares têm se tornado praticamente insuportáveis, mas apesar deles Deus não perdeu o controle, embora as nossas forças tendam a se esvair. A fé do tipo “ainda que” é requerida de nós a todo o momento. O profeta nos ensina a avançar à despeito de tudo e de todos. A tristeza nos paralisa, o medo nos faz retroceder. Habacuque crê no Deus da sua salvação. Ele exulta nEle.

Aonde ou em quem o profeta buscava forças para seguir em frente? Eles mesmo responde: “O Senhor Soberano é a minha força”. Olha aqui a grande estratégia de vitória. Confiar no nosso Soberano Senhor. Dele vem o socorro do profeta e o nosso. Confiar demanda relacionamento. A nossa fé não pode ser árida, ela precisa ser relacional, do contrário não sobreviveremos às lutas nas quais estamos inevitavelmente engajados.

No meio da luta intensa o profeta sabe em quer crê. Ele sabe que o Senhor reina sobre tudo e todos. Nada vem como obra do acaso. Esse controle soberano não falha. Qual o resultado dessa confiança irrestrita do profeta no Soberano Senhor? Ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos”. Os cervos ou corsas são animais das alturas. Eles bebem nas altas fontes e se refugiam nas alturas das rochas. Seus pés são treinados para subir por lugares íngremes. Assim são os pés daqueles que anda em fé e fidelidade. Serão do mesmo modo habilitados para as alturas. Permaneçamos firmes sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...