terça-feira, 19 de julho de 2016

Meditação/Nadia Malta/UMA CONFIANÇA INCONDICIONAL!

UMA CONFIANÇA INCONDICIONAL!

“Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Jeremias 17.7,8.

                                                                                         


O texto na verdade, começa um pouco antes e estabelece o contraste entre aquele que coloca sua confiança no homem e o que efetivamente confia no Senhor. O profeta traça um perfil bem lúcido dos dois tipos de confiança. E aqui cabe uma pergunta: Em quem temos colocado a nossa confiança neste tempo de incertezas? Vale parar para meditar sobre isto!

O nosso país atravessa uma das maiores crises de confiança da sua história, na verdade, não só o país, mas todo o mundo. Percebemos então a contemporaneidade da palavra de Deus. O texto do profeta Jeremias escrito há tanto tempo em um contexto de cativeiro, trás palavras que se adéquam perfeitamente a realidade vigente. Não seria o que estamos vivendo também um tipo de cativeiro? O profeta diz: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém”. Aqueles que priorizam a inteligência humana com seus conchavos em detrimento da sabedoria de Deus amargam derrotas irremediáveis. O profeta diz que esta pessoa será como um arbusto solitário no deserto e é chamada de maldita! E por se afastar de Deus não enxergará bem nenhum.

Em contrapartida, aquele que ousa confiar em Deus apesar de todos os pesares e prognósticos humanos será como uma árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro e ali bebe nas águas profundas. Esta pessoa jamais deixará de dar frutos mesmo em tempo de calor e sequidão ao redor. O calor das provas não assusta aquele que confia no Eterno. O exercício da confiança deve ser uma constante na vida do servo de Deus. Confiança e esperança andam juntas!


A difícil estrada da confiança absoluta, muitas vezes se torna intransitável pelos entulhos das impossibilidades. Mas ousemos avançar por ela e enxergar Aquele que tem o controle absoluto de todas as coisas em suas soberanas mãos. Não sejamos tolos de confiar em nosso enganoso coração, ele é corrupto e nos trai o tempo todo. Coração aqui fala de emoções. Não nos deixemos levar por elas. O Senhor afirma por intermédio de Jeremias: "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras”. Atentemos para isto e ousemos crer e esperar mesmo contra a esperança! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...