quarta-feira, 27 de julho de 2016

Meditação/Nadia Malta/UMA AVOSIDADE COROADA!

UMA AVOSIDADE COROADA!

Coroa dos idosos são os filhos dos filhos”. Provérbios 17.6 a.

                                                                                           


Hoje peço licença para falar de um assunto muito especial, pelo menos para mim. Dizem que é vivendo e aprendendo. Verdade, verdadeira como se diz! Quer saber o que aprendi? Uma palavra linda: Avosidade! O significado não poderia ser outro, esta relação deliciosa entre avós e netos. E olhando para a palavra de Deus descobrimos que esta relação ainda se reveste de uma majestade indizível! Somos coroados pelos nossos netos! Não é uma lindeza?

Nesses dias em comemoração aos avós, impossível não trazer à memória as figuras dos meus avós. Tão queridos! Legaram-me uma ancestralidade sempre presente nos gestos e ações que remetem a eles, mantendo-os sempre vivos na minha memória. São lembranças queridas de tempos idos, coisas, ditos, reflexos, “mungangas”, causos e trejeitos que só acontecem na minha família, e em nenhum outro lugar do mundo. Conseguimos nos comunicar sem que sejam necessárias palavras. Nossos olhares bastam! Os traços fortes da minha avó materna deixaram a sua marca em todos nós. Mamãe Teú (Teudelina da Rocha Santos), tão querida. Mulher guerreira, forte, que não se deixava abater pelos reveses da vida, que não foram poucos. Muitas perdas, sobretudo, de filhos, muitas lutas, mas sempre laboriosa no seu cuidado com seus quatorze filhos. Todos criados em dias passados, sem conhecer as invenções da modernidade que facilitam a vida das mulheres de hoje. E quanto ao meu avô materno, Papai Florêncio (João Florêncio dos Santos)? Era outra figura inigualável! Ele despertava nas pessoas sentimentos extremos: amor ou ódio, raiva ou empatia profunda. Figura austera, de gestos firmes e passos largos, mas que escondia uma ternura que poucos tiveram o privilégio de descobrir, dentre os quais fui agraciada. Eles me deixaram marcas profundas e benditas!

Lembro-me também com muita ternura dos avós paternos Minha avó Conceição (nascida Maria de Deus Araújo) e meu avô Cosme Marques de Lira a quem chamávamos carinhosamente de Papai Velho. Ambos sertanejos da Paraíba. Nascidos sob o signo da estiagem severa! Eles Moravam no Sítio Jatobá, nome tirado de uma madeira resistente do sertão. Madeira que chega a ser símbolo da própria resistência do sertanejo sofredor. Sempre encasáveis em sua luta pela sobrevivência!


Hoje ao experimentar a avosidade fui graciosamente coroada pelos meus queridos netos, tanto os biológicos quanto os do coração. Todos eles netos de fato. Eles são minhas coroas. Que prêmio lindo no outono da vida! Nada se compara a sonoridade de ser chamada de vó, vovó e voinha, então? Tem carinho aqui de todo jeito. A avosidade parece que se sobrepõe a maternidade, por isso a cada um deles o meu carinho mais que especial: Pedro, Davi, Daniel, Karla, Duda, Marcela, Luciana, Dani, Jorginho. Espero deixar em seus corações as marcas que eu mesma carrego vinda dos meus avós! Coroas preciosas vindas do céu! Que Deus os abençoe sempre! Obrigada Senhor por essas coroas benditas! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...