sexta-feira, 3 de junho de 2016

Meditação/Nafdia Malta/UMA TEOLOGIA FEITA DE AÇÕES PRÁTICAS!

UMA TEOLOGIA FEITA DE AÇÕES PRÁTICAS!

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz”. Tiago 3.17,18.

                                                                                           


Gosto particularmente da teologia prática de Tiago, o meio irmão de Jesus. Ele não faz rodeios, não tergiversa, antes vai direto ao ponto. Não é à toa que certos estudiosos achavam que não havia espiritualidade nas palavras de Tiago e que sua epístola nem deveria ocupar um lugar de honra no cânon. Creio que ao usar seus vários instrumentos com suas peculiaridades, o Senhor tem seus propósitos.

O texto citado é um pouco maior começa no versículo treze e traz um contraste entre a sabedoria mundana e a sabedoria do Alto. Não gostaria de me ater naquela sabedoria do mundo, mas na que procede de Deus e deve permear a vida de todo servo dele. Que busquemos esta sabedoria antes de quaisquer outras coisas! Que o Senhor desça sobre nós uma unção de sabedoria! Buscam-se tantas coisas em oração, mas nada que tenha peso de eternidade!

Tiago é muito preciso na sua descrição dessa sabedoria que procede de Deus. Primeiro ele afirma que esta sabedoria é pura. Ela não possui nenhuma mescla, nenhuma mistura. Ela não se deixa contaminar por aquilo que o mundo apregoa. Ela desce do Alto como um rio límpido desce da fonte. O autor da epístola também diz que esta sabedoria é pacífica. Ela é geradora de paz. Não é contenciosa, mas apaziguadora. Ela é moderada e tratável sempre. Prezando pelo equilíbrio e o diálogo nas situações, ela é boa observadora. Como tem faltado isto em nosso meio!


Finalmente Tiago diz sobre esta sabedoria: ela é “cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Esta sabedoria olha para as situações não com um olhar judicioso e acusador, antes seu olhar é misericordioso, compassivo e cheio de graça. Nunca esmaga canas já quebradas pelas dores da vida, nunca usa palavras ácidas, mas as temperadas com sal que transmitem graça aos que ouvem. Ela é geradora de bons frutos. É imparcial e sem hipocrisia. Ela exerce suas características, sobretudo, as duas ultimas, com amor acolhedor. Algo cada vez mais raro em nossos dias. Busquemos de todo o nosso coração essa sabedoria que vem do Trono de Deus! O próprio Tiago aconselha que “todo aquele que quiser sabedoria peça-a Deus que a todos dá liberalmente”! Busquemos, pois! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...