sexta-feira, 10 de junho de 2016

Meditação/Nadia Malta/UM OLHAR GENEROSO SOBRE O OUTRO FAZ BEM!

UM OLHAR GENEROSO SOBRE O OUTRO FAZ BEM!

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”. Filipenses 2.3,4.

                                                                                           


Que coisa tão difícil meu Deus, especialmente nos nossos dias! Cada um está mais preocupado com seus interesses pessoais, seus apetites carnais, sua satisfação pessoal. O outro é irrelevante, mesmo que esse outro seja alguém que se doe em sacrifício próprio. Há no íntimo sempre uma percepção equivocada de que o que recebemos é ou por merecimento ou por obrigação de quem faz. Isto respalda atitudes e ações que entristecem profundamente muitos corações. Quantas vezes ao abrirmos mão dos nossos interesses para o outro, lá na frente, Deus concede o desejo do nosso coração sem que isto precise ferir aqueles que nos amam!

Paulo apóstolo é muito preciso na sua exortação aos Filipenses. Ele diz “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade”. Ambição egoísta e vaidade duas inclinações que se retroalimentam. Em outro texto do apóstolo ele diz; “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas as coisas são lícitas, mas não me deixarei persuadir por nenhuma delas!”. O parâmetro aqui é sempre o outro. Pois é, tem faltado um olhar generoso sobre o outro, talvez mais fraco na fé ou que não tenha alcançado o que tão liberalmente alcançamos. Se a liberdade não for parceira da caridade podemos ferir mortalmente o outro. Não devemos usar a liberdade para dar lugar à carne. O salmista diz: “Por mais firme que o homem esteja é pura vaidade!”.

Falando aos Romanos, Paulo faz uma exortação severa quanto ao comer com escândalo, ou seja, comer algo que leve o irmão a tropeçar. Aqui, o comer também pode ser aplicado outros apetites. Bem podemos fazer um paralelo com quaisquer outras coisas feitas por nós que levem os nossos irmãos a tropeçarem ou se entristecerem irremediavelmente. Usando as palavras do apóstolo, aqui ele diz: “Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua”.


Que o nosso viver seja criterioso no que diz respeito ao outro. Que sejamos sóbrios e vigilantes. Somos observados por homens e por anjos. Ainda falando aos Romanos, Paulo adverte: “Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova”. Finalmente o critério para as nossas escolhas deve ser sempre: “Não machuque o outro!”. Ações são bumerangues e voltam para nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...