quinta-feira, 16 de junho de 2016

Meditação/Nádia Malta/ANSIEDADE, UMA ESPERANÇA QUE ADOECEU?

ANSIEDADE, UMA ESPERANÇA QUE ADOECEU?

                                                                                                                                      

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima”. Provérbios 12.25.

                                                                                             


Sim, o coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima! Que palavra? A Palavra viva que sai da boca de Deus: Jesus! Outro dia li uma afirmação interessante atribuída a alguém chamado Domênico Massareto, que dizia: “A ansiedade é a irmã histérica da esperança!”. Não gostaria de entrar no mérito da questão da histeria enquanto psiconeurose, visto que não sou especialista e posso dizer bobagem. Contudo, vamos olhar para histeria enquanto seus efeitos, como a excessiva emotividade, aquela agonia que muitas vezes chega a um estado de pânico.

Voltando a afirmação mencionada, ao olharmos para a ansiedade sob esta perspectiva podemos afirmar que a ansiedade é uma esperança que adoeceu e a própria palavra de Deus traz mais luz a esta questão o autor de Provérbios diz: “A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida”. Quantas vezes somos exortados pelo Senhor em sua Santa Palavra a não andar ansioso por coisa alguma. Paulo apóstolo falando aos Filipenses diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus!”. Olha aqui um remédio eficaz para a cura da esperança adoecida!

Antes devemos lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós. Mas quem pode se livrar dos tentáculos da ansiedade? Aqui e acolá somos surpreendidos com angustias profundas em relação àquilo que esperávamos tão avidamente e demora tanto a chegar! Quando tiramos a expectativa das coisas ou pessoas e a colocamos em Deus descansamos nas suas promessas. Quando aprendemos a domar a nossa alma exigente, fazendo-a se render a vontade soberana do Deus vivo começamos a experimentar saúde emocional.


A esperança do cristão não é um sentimento, mas uma pessoa chamada Cristo, só quando introjetamos esta verdade experimentamos a paz que excede todo o entendimento. O apóstolo Paulo nos ordena a não andar ansiosos de coisa alguma e já apresentar as nossas petições com ações de graças. Isto nos faz exercitar a certeza do agir Daquele em quem esperamos. Há muitos de nós com esperanças enfermas, que se transformaram em ansiedade e têm adoecido as almas. E neste aspecto nenhum de nós está efetivamente pronto. Numa medida ou noutra todos experimentamos momentos de ansiedade, esta filha do medo que nos esmaga e tenta como uma ferrugem infernal roubar a nossa fé e esperança. Prostremo-nos diante do Senhor. Confessemos a Ele os medos que nos tem assombrado e Ele nos libertará e curará a nossa esperança enferma! A paz que excede todo o entendimento guardará nossos corações e mentes!  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...