quarta-feira, 4 de maio de 2016

Meditação/Nadia Malta/JUSTIÇA ENGRANDECE E O PECADO ENVERGONHA!

JUSTIÇA ENGRANDECE E O PECADO ENVERGONHA!

A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo”. Provérbios 14.34.

                                                                                      


Mais uma vez recorremos à contemporaneidade da Palavra de Deus. O texto acima citado parece ter sido escrito para os nossos dias e mais especificamente ainda para a nossa nação. A nossa nação tem, vivido tempos de angustia e grande inquietação, além da vergonha que temos sentido ao virarmos chacota mundial. Preocupamo-nos com o amanhã a partir deste hoje vergonhoso que temos. As perguntas são muitas. Por que tudo isto nos tem sobrevindo? De onde virá o nosso socorro em meio a tanta irregularidade? Como vencer tudo isto? Dentre muitas outras perguntas.

O autor de Provérbios traz à lume tanto a questão da prática da justiça quanto  a ação do pecado e seus efeitos mortíferos. Enquanto a primeira engrandece a nação, o segundo envergonha a nível nacional. É o que nos tem acontecido.  O país tem estado às voltas com expressões como corrupção, pedaladas fiscais, propinas, superfaturamento, lavagem de dinheiro, operação lava a jato, golpe. O elenco é grande demais e não caberia aqui.

Tudo isto nos faz lembrar a pergunta feita pelo juiz Gideão ao Anjo do Senhor depois do cumprimento deste. “Então, o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo varão valoroso”. Mas Gideão lhe respondeu: “Ai meu Senhor, se o Senhor é conosco, porque tudo isso nos sobreveio?”. E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas”. Tendemos a nos esquecer dos nossos pecados tanto pessoais, quanto nacionais e colocar a culpa nos outros. É o que tem acontecido. Nessa arena política na qual nós todos estamos inseridos compulsoriamente ficamos a trocar acusações, ao invés de buscar soluções. Contudo, a raiz disso tudo que nos tem sobrevindo é ancestral e chama-se: Pecado.


A perplexidade de Gideão é a nossa. No entanto, sabemos a resposta para tanta aberração e é quando recorremos a outro servo do Senhor, o profeta Jeremias em seu livro poético das lamentações: “Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados? Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor”. Sem dúvida há uma ação disciplinadora da parte do Senhor para permitir tudo isto. O profeta além de discernir o que estava acontecendo nos dias passados, ele também aponta a solução: Um autoexame onde colocaríamos os nossos caminhos à prova e depois disso voltaríamos ao Senhor. Não há outra saída. Confessemos os nossos pecados em arrependimento sincero de coração. Ele é Fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Seremos engrandecidos ou irremediavelmente envergonhados! Voltemos ao Senhor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...