terça-feira, 22 de março de 2016

Meditação/Nadia Malta/OLHOS BONS, CORPO LUMINOSO! OLHOS MAUS, CORPO TENEBROSO!

OLHOS BONS, CORPO LUMINOSO! OLHOS MAUS, CORPO TENEBROSO!

Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”. Mateus 6.22,23.

                                                                                       


Faz parte da estreiteza do Caminho o olhar sobre o outro sem o viés do julgamento. Que coisa tão difícil! Especialmente no mundo vil em que vivemos. Contudo, quem disse que seria fácil? O texto citado faz parte do Sermão do Monte quando Jesus estabelece o contraste entre luz e trevas. Que tal treinarmos este olhar despretensioso?

O apóstolo Paulo corroborando com o pensamento do Cristo diz que fomos chamados para sermos luzeiros no meio de uma geração pervertida e corrupta. Temos sido? Olhando para a citação feita no inicio percebemos que a Gênese da maldade pode estar no olhar, ou na maneira como olhamos. Até porque olhamos para tudo baseados naquilo que abrigamos no coração. Este em geral é o paradigma.

Ao sermos alcançados pela graça salvadora esse padrão precisa ser mudado, do contrário, não houve transformação real! Ou continuamos usando os mesmos velhos padrões do trato passado? Tenho me perguntado isso, aliás, esta pergunta deve ser feita a nós mesmos sempre. O olhar condenatório, a opinião caustica, o criticismo ácido parece que tem encontrado cada vez mais adeptos em nosso meio. O que é lamentável!

O Senhor diz que se os nossos olhos forem bons todo o nosso corpo será luminoso, mas se os olhos forem maus todo o corpo estará mergulhado em trevas. Conta-se que certo homem não falava mal de ninguém, nunca emitia uma opinião precipitada ou um julgamento apressado sobre ninguém. Antes era um pacificador por excelência. Certa vez um dos seus irmãos na fé resolveu experimentá-lo e dizendo de si para si mesmo: “Vou falar mal do diabo e quero ver se ele não faz coro comigo!”. E Começou a dizer de maneira exaltada tudo àquilo que já sabemos que o adversário é. Depois de ouvi-lo pacientemente, aquele irmão que nunca falava mal de ninguém retrucou dizendo: “Mas ele tem uma qualidade!”. Ao que o outro indignado perguntou qual seria. Ele então disparou: “Ele é perseverante, coisa que muitas vezes não somos!”. Olhos bons, corpo luminoso. Olhos maus, corpo tenebroso! O que escolhemos? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...