quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/UM NOVO CENÁRIO PARA UM VELHO PROBLEMA!

UM NOVO CENÁRIO PARA UM VELHO PROBLEMA!

Em que vocês foram inferiores às outras igrejas, exceto no fato de eu nunca ter sido um peso para vocês? Perdoem-me esta ofensa! Agora, estou pronto para visitá-los pela terceira vez e não lhes serei um peso, porque o que desejo não são os seus bens, mas vocês mesmos. Além disso, os filhos não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos. Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado? Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando eu for, não precise ser rigoroso no uso da autoridade que o Senhor me deu para edificá-los, e não para destruí-los. Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês”. 2 Coríntios 12:13-15; 2 Coríntios 13:10-11.

                                                                      


Atentemos para a necessidade de crescermos na graça e no conhecimento de Deus para não nos deixar persuadir pelos falsos ensinos à nossa volta. Esta segunda epístola de Paulo aos Coríntios é uma carta de conteúdo pessoal e forte que apresenta a preocupação do apóstolo com os falsos apóstolos que já se multiplicavam naqueles dias.  No primeiro texto citado, Paulo usa até de certa ironia em relação a jamais ter sido pesado àqueles irmãos, o que parecia ser uma grande ofensa! Há os que gostam de ser enganados!  O segundo texto é o final desta bela, viva e pungente epístola. Paulo termina com uma palavra forte de exortação aos seus leitores Coríntios para que estivessem preparados para a sua chegada e ao mesmo tempo para que se examinassem a si mesmos no sentido de verificarem se verdadeiramente haviam experimentado uma fé genuína no Cristo. Havia sido disseminada no meio daqueles irmãos pelos falsos apóstolos daqueles dias, uma dúvida de que Cristo não falava por meio de Paulo. Isto entristeceu o coração do apóstolo fazendo-o enviar uma mensagem dura de exortação prometendo usar de sua autoridade apostólica e punir os insubordinados caluniadores. O desejo de Paulo era edificá-los, não destruí-los como deve ser sempre a postura de um pai zeloso. A carta termina com um chamado ao aperfeiçoamento da fé, ao exercício do zelo de uns para com os outros, a unidade de pensamento e a um viver em paz! Não seria isto que a igreja contemporânea está precisando: Ouvir palavras duras e fortes que chamem os crentes à razão? O Evangelho não pode ser reduzido a mensagens motivacionais que apenas massageiam o ego dos ouvintes para anestesiá-los momentaneamente até que cada uma das dores inevitáveis da vida passe! Dores produzem crescimento e maturidade e fazem parte do viver neste mundo. Cristianismo não nos deixa imunes à dor e ao sofrimento, mas nos fortalece para enfrenta-los!

A contemporaneidade dos escritos de Paulo impressiona! Quando lemos suas queixas, críticas e duras exortações, temos a impressão de que ele está falando das coisas vistas no universo eclesiástico da atualidade: Falsos ensinos, mestres segundo o próprio coração, competitividade interesseira e dissimulada, construção sobre fundamento alheio, mestres de obras feitas, caçadores de almas e impostores travestidos de pregadores do evangelho com suas manipulações perniciosas. Por outro lado, podemos observar a antiga tendência andarilha de ovelhas que não se aquietam e acabam se tornando presa fácil da lista de obreiros da iniquidade já mencionada. Quanta falta de discernimento! Quanto prejuízo para a causa do verdadeiro evangelho! Quanta divisão dentro das igrejas! E com isto o adversário vai alcançando vantagem sobre nós!

Há dias em que o nosso coração entristece e chega a doer com tanta loucura ao nosso redor. Mesmo os que já deveriam ser mestres, continuam agindo como neófitos. Um dia vi o meu pastor chorar no púlpito, nunca esqueci aquele dia. Aquele homem era e é alguém sério nas coisas de Deus. Naquela ocasião certa figura que se auto intitula apóstola fez um desses seminários caça-níquel de fim de semana, que a única coisa que produz é “oba oba” e dependência de eventos, salvo raríssimas e honrosas exceções! O que alimenta crente é o estudo sistemático e constante da Palavra de Deus à luz do Santo Espírito, que leva a uma mudança de vida, sem os modismos inventados pela mente carnal.  Pois bem, aquele pastor que não conseguiu conter as lágrimas de tristeza e decepção causadas pela declaração de um presbítero que se levantou no meio de um estudo bíblico e disse: “Aprendi no fim de semana com a “apóstola fulana” o que não aprendi em 40 anos de evangelho!”. Nunca ouvi absurdo maior! Quantas vezes Paulo deve ter chorado assim e se contorcido por ver a facilidade com que seus filhos espirituais se deixavam persuadir pelos falsos ensinos!

Hoje se exercita tanto o corpo e tão pouco o espírito! Por outro lado, nunca se cantou tanto, se pinoteou tanto nas igrejas, nunca se ouviu tanto barulho e se viu tanto testemunho de aparente prosperidade, mas nunca se viu também tanto analfabeto de Bíblia, quanto em nossos dias! A preocupação com coisas materiais e sensações de bem-estar tem roubado o foco que é o Cristo e produzido toda uma geração de crentes capengas, que à primeira dificuldade abandonam o Senhor. Esta semana ouvi uma das muitas aberrações produzidas pelos apóstolos da atualidade: “As 12 Bênçãos para setembro”. A sétima bênção dizia mais ou menos assim: “O Senhor dará um carro zero em condições especiais e  muitos ainda  terão um segundo carro!”. Não acreditei no que vi. Como pode sair da boca de alguém que se diz um servo de Deus tamanha imbecilidade? Vi uma definição muito apropriada do quadro eclesiástico dos nossos dias: Teologia da Prosperidade: “Eu tinha 1 carro. Conheci Jesus, agora tenho 2. Ele me ensinou a conquistar”. Evangelho de Cristo: “Eu tinha 2 pães. Conheci Jesus, agora tenho 1. Ele me ensinou a repartir”. É tempo de acordarmos do torpor e firmar nossos pés sobre a Rocha Eterna que é o CRISTO! Cresçamos na graça e no conhecimento de Deus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...