segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/TODA ESCOLHA É UMA SEMENTE!

TODA ESCOLHA É UMA SEMENTE!

Acaso, tudo isto não te sucedeu por haveres deixado o SENHOR, teu Deus, quando te guiava pelo caminho? Agora, pois, que lucro terás indo ao Egito para beberes as águas do Nilo; ou indo à Assíria para beberes as águas do Eufrates? A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o SENHOR, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos.”. Jeremias 2:17-19.

                                                                               


Atentemos para os decretos do Senhor. O texto citado está em um contexto maior que fala do contraste entre o amor compassivo de Deus e a infidelidade e rebeldia do seu povo, isto desde os primórdios. Não é incomum ouvirmos no meio do povo palavras de revolta contra Deus em face às dificuldades vividas. Alguns chegam ao cúmulo de chamar Deus mentiroso por achar que Ele não cumpre as suas promessas. Esses esquecem que promessa de Deus tem como prerrogativa ordenanças. Querer desfrutar das bênçãos sem se colocar no lugar da obediência é inútil!

Quando vamos escutar as histórias de escolhas feitas à revelia da vontade soberana de Deus percebemos que nada é obra do acaso. Tudo é colheita de semeaduras feitas por nós. Se quisermos ter outro tipo de colheitas atentemos para as sementes que temos semeado. Foi assim com o Israel do passado é assim conosco nos dias atuais. Escolhas são sementes e elas brotarão! Sejamos responsáveis por nossas escolhas, elas geram frutos e dependendo da escolha, esses podem ser bem amargos.

Israel havia voltado às costas para o Senhor se inclinado após outros deuses e entristecido o coração do Pai. Em consequência dessa rebelião a própria malícia castigou o povo impenitente. Suas infidelidades o repreenderam. O povo experimentou o cálice amargo de ter abandonado o Senhor. Ouço tantas histórias de servos de Deus que andam na contramão da vontade do Senhor. Trocar a Fonte de Água Viva por cisternas rotas que não retêm as águas é péssima escolha. Ser crente dentro da comunidade é facílimo, mas ser crente fora do gueto é o grande desafio de nossos dias. É em casa, no ambiente de trabalho, na vizinhança que precisamos testemunhar. Assim, como temos tratado nossos familiares, nossos empregados? Será que eles podem ver Cristo em nós? O que temos feito do tempo a nós confiado?

O profeta Jeremias no seu livro das lamentações diz “Cada um queixe-se dos seus próprios pecados!”. A letra do velho hino diz: “Muitos que corriam bem, de te longe agora vão!”. Essa é uma triste realidade. Há os que se afastam deliberadamente do Caminho, perdem o temor de Deus e fogem da comunhão, outros permanecem no rol visível de membros e continuam com suas rebeliões por baixo das máscaras de piedade. O que esses “fazem em oculto, o só referir é vergonha!” diz o Apóstolo Paulo. Que tal colocarmos a mão na consciência, analisarmos a nossa própria postura e respondermos com honestidade a pergunta do versículo 17: “Acaso, tudo isto não te sucedeu por haveres deixado o SENHOR, teu Deus, quando te guiava pelo caminho? Reflitamos sobre isto! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...