quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE PASSAR O MANTO!

TEMPO DE PASSAR O MANTO!

Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.  Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará. Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão. Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o SENHOR, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou”. II Rs 2. 9-14.

                                                                         
                                                                     

Entendamos a nossa posição de herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. O texto lido revela um episódio marcante na vida de dois servos de Deus: Elias e Eliseu. Elias tem a sua carreira completada pelo poder vivo do Espírito Santo de Deus que operava tremendamente através dele e Eliseu aqui inicia seu ministério. Esses profetas eram chamados de profetas de fogo. Cumpriu-se o tempo de Elias e é chegado o tempo de Eliseu. Tempo de passar o manto! Como tem sido difícil encontrar substitutos que sejam apaixonados pelo Senhor e sua obra! Elias era um homem de fé e obediência ao Senhor. Ele viveu para louvor da glória de Deus. Seu arrebatamento tipifica o arrebatamento da igreja do Senhor Jesus Cristo. Antes de ser arrebatado pelo Senhor num carro de fogo, ele passou seu ministério para Eliseu, que por sua vez já havia sido escolhido e comissionado por Deus. Aprendemos aqui que não basta chamado e comissionamento, ainda há um longo e árduo caminho a ser percorrido em preparação antes do exercício efetivo da vocação.   Eliseu recebeu como herança a porção dobrada que cabe aos primogênitos. Olhar para este texto hoje nos faz pensar na responsabilidade da nossa eleição, comissionamento e revestimento do Espírito de Deus para podermos realizar a sua obra de forma eficaz.

Fomos alcançados com um propósito: realizar a obra de Deus na terra. Um dia os discípulos perguntaram a Jesus: “O que fazer para realizar as obras de Deus? Ao que lhes respondeu Jesus: A obra de Deus é crer Naquele que por Ele foi enviado” Jo 6.28,29. Se nós tivéssemos verdadeiramente a consciência do que se operou em nós e quem é Aquele que nos transportou do reino das trevas para o Reino da sua maravilhosa Luz, certamente faríamos com toda a ousadia aquilo para o qual fomos chamados para fazer: Anunciar o Cristo de Deus! Se crermos que estamos em Cristo e Cristo está em nós daremos passos ousados de fé como aconteceu com esses dois profetas de fogo: Clamaremos e o Senhor dirá: “Eis-me aqui!”, ministraremos e pessoas serão salvas, saquearemos o inferno e povoaremos o céu para a glória do Pai. O grande problema é que não cremos naquilo que já recebemos por direito de herança ou somos tímidos para dar passos ousados de fé. Há uma curiosidade nos nomes desses dois profetas que nos ajuda a compreender melhor o relato. Elias significa “cujo Deus é Jeová” e Eliseu significa “Deus é salvação”. Pela proximidade da partida de Elias, Eliseu não o abandonou, nem o perdeu de vista. Eliseu sabia exatamente o que estava faltando para completar seu ministério capacitando-o para a obra. Faltava a unção, o revestimento de poder e autoridade. Ele precisava disso, e não abriu mão, ele desejou, perseguiu até conseguir.

A época do ministério desses profetas era semelhante a nossa de muita religiosidade aparente, de muita apostasia, de muita feitiçaria e idolatria por isso a necessidade de um ministério de fogo. Ministério de fogo não é em absoluto barulho ou histeria mas poder de Deus em ação transformando vidas. O que aquele episódio de tantos anos atrás tem a nos ensinar hoje? Eliseu como escolhido e comissionado por Deus precisava estar preparado para alcançar a bênção da primogenitura e receber porção dobrada da herança de seu pai espiritual. Nós à semelhança desse profeta precisamos desejar isso ardentemente. É também necessário à semelhança de Eliseu não permitir que nada nos detenha. Somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. O que cabe a Jesus cabe a nós. Podemos até pensar: “Como vou receber algo que pertence exclusivamente a Jesus como primogênito do Pai Celestial?”. Em O autor de Hebreus diz que somos: “A igreja dos primogênitos arrolada nos céus”. Deste modo, somos um com Jesus, o que cabe a ele cabe também a nós. Eliseu que significa Deus é salvação, não desistiu e foi às ultimas consequências nessa busca e em nenhum momento tirou os olhos do Senhor e recebeu o que pediu. Que possamos agir do mesmo modo! Tempo de passar a autoridade! Que o Senhor aponte novos líderes! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...