sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/QUER A BÊNÇÃO, QUE TAL OBEDECER?

QUER A BÊNÇÃO, QUE TAL OBEDECER?

 “Se ouvires tudo que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel”. I Rs. 11.38.

                                                                                     


Reflitamos sobre a nossa postura diante de Deus. O texto foi retirado da profecia de Aías feita a Jeroboão, “filho de Nebate, efraimita da cidade de Zareda, servo de Salomão”, que acabou por reinar sobre dez tribos de Israel. Este homem foi levantado para ser vara de Deus com a qual ele disciplinaria Salomão por sua infidelidade. Embora não fosse da linhagem de Davi, fazia parte do povo da aliança, era efraimita. Jeroboão teria sido um grande rei sobre Israel “se tivesse observado às ordenanças de Deus”. Jeroboão escolheu o caminho da sabedoria política e não da sabedoria do Alto. Preferiu o caminho da idolatria, perdendo as bênçãos contidas no versículo lido no início. Acabou se tornando um exemplo a não ser seguido. Para que as bênçãos de Deus desçam sobre nós precisamos olhar com tremor para as suas ordenanças e nos inclinarmos a obedecê-las, do contrário amargaremos as consequências. A bênção está para obediência assim como a maldição está para a desobediência.

A reverência para com a Santa Palavra de Deus tem se esvaído no meio dos que se dizem cristãos. O homem para quem Deus olhará é o aflito e abatido de espírito que treme da sua Palavra. A pergunta é temos tremido diante da palavra de Deus? Salvação é de graça e pela graça, mas a liberação das bênçãos de Deus contidas em suas promessas dependem da observação das ordenanças que as precedem. Este princípio valia para o passado e também para os dias de hoje. O Senhor continua dizendo: “Se ouvires o que eu te ordenar...”.

De nada adianta quebrar maldições hereditárias, fazer correntes de sete semanas, fazer voto ao Senhor disso ou daquilo, se não houver uma inclinação para obediência. Se ouvirmos e acatarmos o que nos tem sido ordenado, então o Senhor se voltará para nós e liberará tudo quanto nos foi prometido por ele. Por meio do profeta Isaias o Senhor promete: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”. Esta promessa embora tenha sido para uma situação local, tem um alcance espiritual para dias vindouros. O que O Senhor ordenou a Jeroboão? Ouvir o que foi ordenado por Deus Ouvir pressupõe acatar, obedecer! Temos acatado? Temos ouvido? Ordenou-o também a andar nos caminhos do Senhor. Andar pressupõe movimento e relacionamento. Jesus é o Caminho de Deus e somos ordenados a andar Nele. Temos andado no caminho ou preferimos os atalhos mais fáceis oferecidos pelo adversário? Fazer o que é reto perante o Senhor foi a outra ordenança. Aqui uma ordenança leva a outra. Ouvir leva a um andar nos caminhos do Senhor que por sua vez leva a praticar. A fazer o que é reto perante Ele. Os retos têm um coração cheio de temor a Deus e gozam de sua intimidade, percebem o Senhor em tudo que fazem.  E quanto às nossas ações? Elas têm glorificado ao Senhor! O que temos feito quando ninguém está vendo?

E por último foi ordenado a Jeroboão a guardar os estatutos e mandamentos do Senhor. Andar nos caminhos do Senhor, fazer o que é reto perante ele é em síntese guardar seus estatutos e mandamentos. Aquilo que não era possível no passado é possível hoje pela presença e ação do Espírito Santo em nós.  Caso as ordenanças fossem observadas o Senhor promete a Jeroboão que: Seria com ele. Edificar-lhe-ia uma casa estável. E lhe daria Israel. Nem precisa dizer que Jeroboão por sua postura desobediente perdeu as promessas! Que o Senhor nos conceda um coração inclinado á obediência! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/





Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...