quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/O DESAFIO DE ANDAR NA CONTRAMÃO DO MUNDO!

O DESAFIO DE ANDAR NA CONTRAMÃO DO MUNDO!

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.  Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.  Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. Mt. 5.1-12.

                                                                         
                                                                

                                                               

Voltemos às Bem-aventuranças! Busquemos os verdadeiros valores do Reino de Deus. O texto faz parte do Sermão do Monte e fala dos verdadeiros valores do Reino de Deus. Valores que devem ser buscados por todos os que tendo se tornado novas criaturas, fazem parte da família do Senhor. Aqui Jesus ensina aos seus ouvintes o segredo para uma vida de plenitude ou para se alcançar a verdadeira felicidade do ponto de vista da eternidade. As palavras do texto soam com certa estranheza para os que valorizam o ter em detrimento do ser. É sempre tempo de recorrermos à Santa Palavra de Deus a fim de alinharmos a nossa vida ao padrão estabelecido pelo Senhor Jesus. Por isso é imprescindível estar sempre voltando aos rudimentos da fé.

As igrejas têm estado cheias daqueles que vem em busca da resolução de seus problemas, sobretudo, os financeiros. Para alcançar respostas, muitos são capazes dos mais absurdos sacrifícios importados em sua grande maioria de outros guetos espirituais. No entanto, como o cristianismo não é conceitual, mas vivencial, experiencial, logo determinadas práticas são desmascaradas. Numa época de imediatismos, ninguém quer perder tempo com um discipulado sistemático, no qual se aprende a andar no Caminho.

A Bíblia fala sobre os sete mergulhos de Naamã. Antes do sétimo mergulho não houve milagre. Andar em Cristo no dia a dia pode demandar dedicação, tempo e disciplina, mas garante um resultado perene com repercussão por toda eternidade. Ao contrário do que promete as fórmulas mágicas dos embusteiros gananciosos que estão por toda parte. Bem- aventurança significa felicidade, bênção, alegria, alto privilégio. Quem não deseja isso para si? O grande problema é que só se enxerga bênção do ponto de vista material. As pessoas perderam a perspectiva da eternidade, o que vale é o aqui e o agora. E o pior é que muitas igrejas no intuito de angariar adeptos têm embarcado nessa atitude consumista. Jesus ordena: “Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Do que realmente Jesus estava falando aqui? Do consumismo dos gentios que tem levado muitos a fazerem verdadeiras loucuras para conseguirem o que querem. Felicidade para uma esmagadora maioria é ter e ter cada vez mais. Essa medida não enche jamais. Jesus surpreendeu seus ouvintes com as palavras do Sermão do Monte. Sugiro que você as leia novamente com um propósito experiencial.


A nossa missão como igreja, tem se tornado cada vez mais difícil em um tempo de relativismos. Contudo, apesar do cansaço, pelo que vemos à nossa volta, ousemos crer e confessar os absolutos imutáveis de Deus. Precisamos enquanto cidadãos do reino dos céus corrigir a nossa escala de valores; é necessário fixar os olhos nos valores do Reino de Deus que são eternos. O apóstolo Paulo chama atenção em Colossenses 3.1, 2: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” É imperativo, voltarmos aos rudimentos da fé e deixar de dar crédito a tantas invencionices que tem adentrado à igreja contemporânea. Existe um abismo que separa o cidadão terreno e o cidadão do reino. Enquanto o primeiro é bestializado pelos valores, desejos e inclinações da carne, sendo frio e calculista, capaz das maiores atrocidades para conseguir o que quer. O cidadão do Reino de Deus tem um padrão, um perfil, uma escala de valores que o faz andar na contramão do mundo; ele é feliz porque busca e prioriza os valores do reino de Deus em primeiro lugar: ele é humilde de espírito; não se constrange de chorar pelos seus pecados; é manso; tem fome e sede de justiça; é misericordioso; é limpo de coração; é pacificador; é perseguido e injuriado por causa do nome do Senhor. Por apresentar esse perfil, ele goza de altos privilégios da parte de Deus. O segundo grupo citado mesmo representando uma minoria, é o que ainda torna o mundo habitável, suportável, porque é sal, perfume e luz no meio de uma geração pervertida e corrupta, que jaz nas trevas. Que possamos engrossar as fileiras desse grupo em nome de Jesus Cristo! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...