sábado, 12 de setembro de 2015

Meditação/Nadia Malta/O CONVITE TEM SIDO FEITO, MAS AS DESCULPAS SÃO MUITAS!

O CONVITE TEM SIDO FEITO, MAS AS DESCULPAS SÃO MUITAS!

Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Depois, lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia”. Lucas 14.16-24.

                                                                                     


Aceitemos sem desculpas o convite da graça de Deus! O texto traz uma história parabólica de Jesus, contada para ilustrar os que rejeitam o convite da Graça de Deus. A proclamação do Evangelho tem sido comparada a um convite para uma grande festa. Muitos têm sido chamados, mas poucos são os escolhidos. O convite gracioso de Deus continua sendo proclamado tanto para a salvação, quanto para a santificação e edificação dos que foram salvos. Contudo, muitos têm deliberadamente rejeitado e desdenhado esse convite sempre com desculpas, as mais esfarrapadas.

Dentro da cultura oriental dos dias de Jesus, a pessoa era convidada para um banquete com bastante antecedência do evento. Primeiro para que houvesse tempo para se preparar e segundo para que o anfitrião tivesse noção da quantidade de pessoas para então preparar a refeição suficiente para todos. Ali a participação era confirmada ou não. A pessoa ficava sabendo o dia do jantar, mas não a hora exata que só era anunciada no dia do evento. No dia do evento, ao enviar o servo para avisar a hora do jantar, os convidados começaram a desculpar-se, recusando-se a ir à festa. Essas festas eram feitas, segundo alguns estudiosos, à noite. O texto aplica-se em primeiro ligar aos judeus do passado que tinha uma falsa segurança, baseada numa religiosidade exterior, mas que ao final das contas não reconheceram o convite messiânico que estava sendo feito pelo próprio Cristo, a Graça de Deus encarnada.

Nesses dias o coração tem doído ao ver o desdém e a rejeição de muitos ao serem convidados para o banquete preparado semana após semana em muitos lugares que têm pregado de forma séria a Palavra de Deus.  Os convidados de hoje estão atrás de atrações circenses dentro das igrejas. Se não houver uma dessas atrações, as pessoas não se dispõem a sair de casa. As novelas, filmes e outras atrações virtuais são mais “interessantes” que a Palavra de Deus! Triste realidade!  Estamos vivendo dias maus sobre a terra, nos quais muitos já não suportam a sã doutrina. Vigiemos e trabalhemos enquanto é dia. A noite escura da perseguição se aproxima quando não poderemos nos reunir com liberdade como fazemos hoje. Aliás, já é noite em muitos lugares da terra!


Comunhão é uma das colunas que sustenta a igreja de Cristo, juntamente com a pregação da palavra e a oração. Ovelha solitária é lanche de lobo. Ir a igreja é um privilégio, até porque a igreja só é igreja quando os crentes estão reunidos. Deus não habita em casas feitas por mãos humanas, mas no coração de cada regenerado. Quando há dois ou mais crentes reunidos no nome do Senhor ele está no meio deles e a ali a bênção é ordenada e os dons são manifestos. Os que são de fato de Deus amam a sua casa. Priorizam as coisas do Reino em detrimento do mundo. A nossa mente é limitada demais para compreender os desígnios de Deus. Que Ele nos conceda graça e discernimento. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...