sábado, 8 de agosto de 2015

Meditação/Nadia Malta/QUE TIPO DE FÉ PROFESSAMOS?

QUE TIPO DE FÉ PROFESSAMOS?

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,  e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?  Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”. Tiago 2.14-17.

                                                                        


Reflitamos sobre o tipo de fé que professamos. O texto suscita uma reflexão sobre o tipo de fé que agrada a Deus. Aqui Tiago discorre sobre a relação intima entre fé e obras. Não dá para falar de fé sem atos concretos, sem frutos dignos de arrependimento!

A fé é uma doutrina-chave da vida cristã em todos os sentidos, sem ela não agradamos a Deus. Começa que somos salvos pela graça mediante a fé. A fé não é um sentimento vago dentro de nós. É a certeza de que a Palavra de Deus é verdadeira e a certeza das coisas que esperamos, a convicção de fatos que ainda nem foram vistos. Estamos vivendo um tempo em que se tem fé em muitas coisas, acredita-se nas coisas mais absurdas, menos em quem se deveria crer: Jesus o Cristo de Deus. A fé verdadeira no Senhor é geradora de mudanças efetivas. Ao contrário do que muitos pensam não há discordância entre Tiago e Paulo no que tange a fé salvífica. Enquanto a fé justifica o homem diante de Deus as obras justificam diante dos demais homens. A fé genuína no Cristo que salva e liberta, produz mudanças e atos concretos, do contrário, não passa de mero emocionalismo de fachada. Muitos mesmo depois de professar sua fé no Cristo, de serem batizados e fazer parte do rol de membros da igreja visível voltam às práticas antigas. Por que isso acontece? Porque não houve regeneração, não houve novo nascimento. Busquemos a trilha da verdadeira fé.

Tiago enfatiza que o cristão genuíno pratica a Verdade. Não se apega simplesmente às doutrinas antigas, mas pratica essas doutrinas na vida diária. Obras sozinhas, não salvam, nem produzem fé (Ef.2.9); mas fé genuína em Cristo produz transformação e obras. O cristão verdadeiro não possui a fé morta dos intelectuais, nem a fé emocional dos demônios, mas a fé viva, dinâmica de homens como Abraão e de mulheres como Raabe. Essa fé viva transforma a nossa vida e nos faz trabalhar para a glória de Deus. A fé viva em Cristo Jesus age para a salvação e para a vitória sobre o pecado. O tipo de fé que professamos vai determinar se realmente estamos em Cristo, se as velhas coisas passaram. Muitos creem em Cristo, mas com uma fé morta, intelectual; outros também creem em Cristo, mas com uma fé demoníaca, emocional. Só os que crêem com uma fé viva, que envolve o ser inteiro, recebem salvação e vitória sobre toda inclinação maligna. Que tipo fé você tem manifestado? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...