domingo, 30 de agosto de 2015

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR TEM PACIÊNCIA CONOSCO, APESAR DE NÓS!

O SENHOR TEM PACIÊNCIA CONOSCO, APESAR DE NÓS!

Então, fez o SENHOR Deus nascer uma planta, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. Jonas, pois, se alegrou em extremo por causa da planta. Mas Deus, no dia seguinte, ao subir da alva, enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou. Em nascendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que desfalecia, pelo que pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver! Então, perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É razoável a minha ira até à morte. Tornou o SENHOR: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?". Jonas 4:6-11.

                                                                  


Deus é soberano e age como quer! O ultimo capítulo deste livro profético termina em aberto. Não sabemos como Jonas ficou depois da enxurrada de malcriação feita ao Senhor para justificar a sua ira em relação aos agires de Deus. O Senhor queria que Jonas entendesse que nada limita o alcance de sua graça.  As lições aqui nos remetem às nossas próprias posturas. Jonas segue em sua indignação, se isola mais uma vez, deseja para si a morte. Não era possível respirar o mesmo ar que os Ninivitas, agora arrependidos. Ele não podia suportar ver aqueles ímpios desfrutando da benignidade de Deus.

Jonas no fundo se enciúma do agir de Deus. Aquilo era demais para o seu “senso próprio de justiça”. Ele esqueceu que as nossas justiças não passam de trapos de imundícia. Deus termina dando a Jonas uma das mais belas lições sobre graça. Ele faz crescer um arbusto para fazer sombra e amenizar o calor abrasador daquele dia. O profeta é refrigerado, pra esfriar a cabeça e pensar com clareza. Mas aí, vem a lição preciosa. Deus envia uma lagarta que come o arbusto e acaba com a festa de Jonas, que volta a se enfurecer com o Senhor. Deus em sua longanimidade leva Jonas comparar a planta com a grande cidade de Nínive na qual havia cento e vinte mil pessoas que não sabiam discernir a mão direita da esquerda: “Mas Deus disse a Jonas: "Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? “Respondeu ele: "Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer". Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer”.  O profeta se compadeceu da planta e Deus não se compadeceria da cidade? O missionário deve priorizar as almas em detrimento do seu próprio conforto. Pensemos sobre isto! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...