terça-feira, 21 de julho de 2015

Meditação/Nadia Malta/E SE HOJE, PEDIREM A SUA ALMA?

E SE HOJE, PEDIREM A SUA ALMA?

 “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus”. Lc. 12.20-21
                                                                         



Meditemos sobre a brevidade da vida e a necessidade de nos posicionarmos em relação a Cristo. O texto citado está num contexto maior que começa no versículo treze. Interessante ler todo o contexto. O texto trata de um dos grandes perigos que ameaça o homem na terra,  a avareza muito apropriadamente chamada de idolatria pelo apóstolo Paulo. Aqui vale uma pergunta: O que temos idolatrado sob as mais esfarrapadas desculpas? Pessoas, situações, status, Hobbies. A lista é longa. Resposta: aquilo sem o qual não podemos viver é o nosso grande ídolo. A parábola ilustra essa triste realidade. Mas antes, Jesus exorta àquele homem nos seguintes termos no versículo quinze: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui”. Na parábola do Semeador Jesus diz que a riqueza é capaz de sufocar a Palavra de Deus.

No meio da multidão surge um homem que se dirige a Jesus e lhe faz um pedido: “Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança”. Era absolutamente comum, os rabinos se envolverem em assuntos legais, fazendo o papel de juízes. Entretanto, Jesus recusa-se a envolver-se naquela questão, pois conhecia as intenções dos corações daqueles irmãos. O homem sábio ajunta para si valores eternos. O louco ajunta coisas de valor transitório.  E se hoje, pedirem a nossa alma, o que temos ajuntado vida a fora com tanta avidez, para quem será? Dificilmente pensamos sobre este assunto, na verdade, sempre que pensamos nas coisas espirituais é sempre numa perspectiva do que elas podem gerar no aqui e no agora tangível.

Neste mesmo capítulo no versículo trinta e quatro o Senhor diz: “Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Como cristãos, enquanto estamos nesta terra precisamos realinhar o nosso padrão e critério de valores de acordo com os parâmetros do reino de Deus. Isto servirá de testemunho para os que estão a nossa volta e supervalorizam os bens materiais. Se estamos em Cristo morremos e ressuscitamos com ele para uma nova vida. Todas as velhas coisas passaram. Os nossos tesouros agora estão guardados no céu. Nada da terra deve ter mais importância para nós, a não ser quando aquilo pelo qual nos empenhamos pode servir aos propósitos de Deus! E se hoje, pedirem a sua alma? Sua vida terá valido a pena? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...