domingo, 10 de maio de 2015

Meditação/Nadia Malta/VOCÊ TEM SE CONFORMADO COM A MEDIOCRIDADE?

VOCÊ TEM SE CONFORMADO COM A MEDIOCRIDADE?

Eis que o SENHOR, teu Deus, te colocou esta terra diante de ti. Sobe, possui-a, como te falou o SENHOR, Deus de teus pais: Não temas e não te assustes. Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus. Também vimos ali os filhos dos anaquins. Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais. O SENHOR, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito”. Deuteronômio 1.21,28-30

                                                     


Que sejamos encorajados como o povo de Deus a ter ousadia para conquistar as nossas vitórias! Todos os acontecimentos bíblicos do passado, embora literais, têm um sentido que prefigura as coisas futuras. São sombras das coisas vindouras. O episódio citado, por exemplo, trata de um fato que antecedeu a entrada do povo de Israel na Terra Prometida. O Senhor havia resgatado o povo do Egito com mão poderosa, com sinais e prodígios. O povo saíra do Egito debaixo da promessa de Deus, que seria levado para uma Terra que manava leite e mel. Contudo, o povo guardou um ranço do cativeiro. A escravidão estava na alma "egipsianizada". Os israelitas se acostumaram à escravidão, onde tudo era racionado. Eles perderam a capacidade de conquistar, de lutar por essas conquistas. Haviam se acomodado à vida medíocre do cativeiro. Não será isto que tem acontecido com muitos em nosso meio?
Por causa da rebelião e da incredulidade do povo, um percurso que deveria ser feito em treze dias foi feito em quarenta anos, tempo necessário para que uma geração inteira fosse extinta. O povo andava em círculos o tempo todo. Assim como muitos em nosso tempo! O povo se assombrou com os gigantes da terra. O Medo leva a mediocridade e a perda da capacidade de discernir. O povo do Senhor foi chamado para fazer a diferença. Que façamos! O texto lido mostra o relatório dos espias, que além de difamar a Deus, contaminou a nação inteira. Aquele relatório impediu que a vitória prometida acontecesse num curto espaço de tempo. Bênçãos ordenadas para nós têm sido postergadas por causa da nossa postura temerosa, incrédula, rebelde e murmuradora. Precisamos aprender com esse episódio do passado que quando Deus ordena algo para nós, ele nos capacita para obedecer e alcançar a vitória. Se Deus nos coloca para fazer algo, façamos! Lá na frente entenderemos o porquê.
Outro dia vi escrito em algum lugar: “O melhor de Deus ainda está por vir”. Negativo! O melhor de Deus para nós já veio: Jesus Cristo. E Nele já somos mais que vencedores! A terra havia sido dada ao povo, mas ele precisava conquistá-la. Contudo, o comodismo diante dos pequenos obstáculos impede as grandes vitórias. Temos nos mostrado especialistas em procrastinação. Acovardamos-nos diante de tudo. Adiamos tudo sob as mais variadas alegações. Essas alegações são murmurações contra Deus e responderemos por isso. A nossa falta de disposição para luta já nos faz derrotados. Precisamos dar um basta à nossa rebeldia para que a nossa vitória seja consumada.  Queixamo-nos demais, parece que nascemos cansados. O Senhor já providenciou um descanso para nós. Esse Descanso se chama Cristo.
Deus quer que avancemos! Como o Israel do passado queremos que as coisas aconteçam automaticamente. Enquanto estivermos vivos sobre a terra teremos obstáculos a transpor, vitórias a conquistar e inimigos para derrotar, para a glória de Deus. Tem faltado disposição para orar, para vencer as tentações, para investir tempo na presença de Deus, para usar a autoridade de Jesus. Consequentemente tem faltado disposição para trabalhar, para estudar, para produzir, para progredir para a glória de Deus! Temos nos conformado com a mediocridade, nos viciamos nela! É tempo de acordar e correr atrás do nosso prejuízo! O tempo urge, a fila anda e crescer é preciso! O medo e o comodismo têm paralisado a vida de muitos! Nada pode ser mais trágico do que um talento escondido. Deus o tomará e o dará aquele que já tem muitos e a sorte do servo negligente e medroso será lançada com os infiéis! Foi assim com o Israel murmurador, medroso e negligente do passado e é assim hoje! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...