sexta-feira, 15 de maio de 2015

Meditação/Nadia Malta/UM REI TIRADO DO QUINTAL? COM ASSIM?

UM REI TIRADO DO QUINTAL? COM ASSIM?

Pois ao SENHOR pertence o nosso escudo, e ao Santo de Israel, o nosso rei. Outrora, falaste em visão aos teus santos e disseste: A um herói concedi o poder de socorrer; do meio do povo, exaltei um escolhido. Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi”. Salmo 89.18-20

                                  


Mesmo à despeito de nossas fraquezas, Deus nos escolheu e nos ungiu para sermos segundo o seu coração! Este salmo fala da promessa de um reino messiânico, dado a linhagem de Davi. São 52 versículos, foi escrito por Etã, o ezraíta e as suas promessas encontram aplicação plena na pessoa do Senhor Jesus Cristo, que segundo a carne, veio através da linhagem de Davi.  Nos versículos lidos, percebemos não as palavras do salmista, mas as palavras do próprio Deus, exaltando a Davi, seu ungido e lhe fazendo promessas.
O que faz com que Deus, o Todo Poderoso, Criador e Sustentador de todas as coisas possa falar elogiosamente de um simples mortal? Por que Davi (O Amado), o pastorzinho tirado do quintal que se tornou o querido rei e salmista de Israel? Por que foi chamado de homem segundo o coração de Deus? Talvez o próprio Davi também se perguntasse isso. Mas quando olhamos para a vida de Davi descrita na Palavra do Senhor é fácil descobrir a razão desse título elogioso que encerra também tanta responsabilidade em quem o carrega.
Assim como Davi todos os eleitos do Senhor são homens e mulheres segundo o coração de Deus apesar das suas fraquezas, vulnerabilidades, tortuosidades, limitações e inadequações, mas alcançados eficazmente pelo favor imerecido de Deus, regenerados pelo Santo Espírito.
 Quando examinamos um pouco a vida de Davi, encontramos Deus enviando o profeta Samuel à casa do belemita Jessé, pai de Davi. O Senhor diz assim na parte final do versículo: “porque dentre seus filhos, me provi de um rei”. Jessé fez passar diante de Samuel sete dos seus oito filhos, mas faltava o mais moço, que estava no quintal apascentando as ovelhas de seu pai. Quando chegou a vez de Davi, o Senhor disse ao profeta Samuel: “Levanta-te e unge-o, pois este é ele”. Havia um rei no quintal de Jessé e ele nem sabia. Exatamente aquele que fugia aos padrões de escolha do homem.  Deus faz assim, ele não vê o exterior, mas o coração do homem.  O que faz com que Deus escolha alguém e diga: “é este”, “é esta” – vou ungi-lo? A resposta não é tão simples, pelo menos, não para os que querem colocar critérios humanos nas escolhas. Em Sua Soberania e Graça Ele decide e pronto. Não tem argumentos ou discussão. Assunto encerrado!
Deus queria levantar um novo rei no lugar de Saul e Davi era o escolhido. Davi, apesar de não ser perfeito, muito pelo contrário, possuía características interiores que só o Senhor podia ver. O Senhor continua procurando homens e mulheres, nos quintais da vida, que fogem aos critérios humanos de escolha, sobre os quais ele possa dizer: “é este, é esta – vou ungi-lo”. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...