sábado, 30 de maio de 2015

Meditação/Nadia Malta/PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL!

PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL! 

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale e que os ossos estavam muito secos. Ele me perguntou: "Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?". Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes". Ez. 37. 1-3.

                                                     


Renovemos a nossa esperança em Deus no meio daquilo que aparentemente sem saída! O livro do profeta Ezequiel é cheio de visões e parábolas vivas, usadas por Deus, para ministrar de forma sobrenatural e espetacular ao seu povo em meio ao período de cativeiro sob o jugo de Babilônia. O nome de Ezequiel significa Deus Fortalece, este fato é interessante porque foi exatamente isso que Deus fez enviando esse profeta ao seu povo cativo. Tanto os atos proféticos quanto as visões e parábolas, nem sempre foram de fácil compreensão.  No texto que citado o Espírito de Deus conduziu o profeta através de uma visão até um vale de ossos sequíssimos, branqueados pelo sol e espalhados pelo chão. Eram esqueletos de cadáveres já decompostos e devorados pelas aves de rapina e animais carniceiros. O Senhor deseja trazer ao seu povo oprimido, espiritualmente morto e subjugado, uma mensagem de esperança. Sinceramente, essa não é uma visão que nenhum de nós gostaria de ter. Apesar de vivermos em um tempo no qual as pessoas são atraídas por cenários de tragédias e mortes. A mídia lança para dentro de nossas salas com o nosso consentimento não só fatos, como filmes cada vez mais trágicos. No entanto, é necessário que olhemos para essa visão, através dos olhos do profeta Ezequiel sempre que as coisas para nós se tornarem desoladoras.
Há momentos, em nossa jornada cristã que somos inclinados a desistir de tudo. Isso acontece tanto pessoalmente quanto em termos nacionais, quando temos experimentado uma sensação de desamparo e descrédito, sobretudo, em relação às instituições, a cada dia menos confiáveis. Em meio a tudo isto, é sempre renovador olhar para aquele Vale de Ossos secos e ver o que Deus do Impossível é capaz de fazer! O povo de Deus estava debaixo do jugo de Babilônia, havia desistido de Deus e de suas promessas, havia voltado às costas para Ele em detestável desobediência e apostasia. Outro profeta, Jeremias, traz também uma visão bastante realista desse episódio em Lamentações, seu poema fúnebre para o funeral nacional. Quando as nossas impossibilidades chegam ao seu ápice, nos lembramos do cativeiro judeu em Babilônia e redescobriremos a esperança. O Deus que agiu ali pode agir hoje. Talvez seja difícil para nós, que experimentamos a bênção de viver num país livre, compreender as dores e desolações de um cativeiro. Ali, só se pensa numa coisa, dia e noite, liberdade! Quando ela não vem, fica só a tristeza, a dor, o luto, o medo, a desesperança, a desolação e a morte. Era essa a situação do povo de Deus no meio daquele cativeiro.
No meio desse quadro desolador, Deus toma o seu profeta em espírito e o transporta, não para um lugar aprazível, mas para um lugar que tinha cheiro de morte por todos os lados. Às vezes precisamos de um choque de lucidez. O que Ezequiel vira não eram esqueletos inteiros, arrumados lado a lado, era um ajuntamento de ossos desordenados, tudo misturado, tudo muito seco, osso sobre osso, sem a menor possibilidade de haver um só vestígio de vida ali. Que choque para o profeta! Aquele vale desolador representava o real sentimento do povo em relação à sua própria situação no cativeiro. Contudo, o Senhor tem sempre promessas de restauração para aqueles que estão mortos em seus delitos e pecados. O mesmo Deus que operou no passado opera hoje na sua e na minha vida!

O Senhor faz o profeta andar ao redor daquele vale e observar a situação daqueles ossos: eles estavam sequíssimos. O Senhor pergunta então, ao profeta: “Acaso, poderão reviver esses ossos?”. Precisamos nos posicionar e identificar o nosso problema. Quem humanamente falando pode devolver a vida a ossos secos? A um casamento morto? Quem pode trazer saúde a um corpo assolado por uma enfermidade incurável? Quem pode devolver a dignidade de voltar ao mercado de trabalho, a alguém de meia idade, considerado ultrapassado por um sistema injusto? Quem pode trazer vida a relacionamentos partidos, que há muito entraram em decomposição? Quem pode transformar corações de pedra em corações de carne? Quem pode regenerar espíritos mortos em delitos e pecados? São ossos sequíssimos, que por si mesmos, não podem reviver. Precisamos descobrir o lugar dos nossos ossos secos. Os ossos da visão de Ezequiel estavam em um Vale. Onde estão os nossos? Precisamos andar ao redor deles e reconhecer que só Deus pode restaurar. O Senhor é o Deus que tudo pode. É ele quem vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Absolutamente tudo é possível para Deus. Creiamos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...