quinta-feira, 14 de maio de 2015

Meditação/Nadia Malta/É TEMPO DE SEMEAR! SEMEEMOS!

É TEMPO DE SEMEAR! SEMEEMOS!

Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Lucas 8.4-8.

                                                     


Fomos chamados a semear a Palavra de Deus, sem nos preocupar com o tipo de solo no qual a semente está sendo lançada. Esta é uma das mais conhecidas e mais citadas das parábolas de Jesus. Três dos quatro evangelistas a mencionaram. Este texto fala da Palavra de Deus como uma boa semente que é lançada no solo dos corações. Mesmo sendo a mais poderosa das sementes, ela vai depender do tipo de solo onde será semeada para que possa produzir uma grande colheita. Aqui está a ideia central deste texto. No capítulo dezenove deste Evangelho encontramos a história de Zaqueu, que ilustra o poder transformador dessa semente de vida, quando cai num solo propício. Foi assim na vida de Zaqueu e será assim na vida de todos cujos corações sejam solos propícios. Nesses a Santa Semente brotará e frutificará gerando salvação e mudança de vida. As pessoas em nossos dias estão cada vez mais necessitadas de Deus.  O grande problema é a dureza dos corações. Os corações humanos têm sido solos áridos e refratários à Palavra do Senhor.  Aqui o Semeador é Jesus Cristo, mas representa qualquer um de nós que compartilha a Palavra de Deus que é essa semente bendita. O discípulo de Jesus não pode perder de vista que ele é tão somente um semeador, não um “convertedor”. O apóstolo Paulo adverte sobre isto em I Co.3.6, 7: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.  De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. Atentemos para isto!
Devemos semear pela razão correta. Não para lotarmos as igrejas locais ou cumprir metas propostas por homens. Mas para saquear o inferno e povoar o céu. Reflitamos sobre isto! É impressionante o fato de que a mesma boa semente é semeada em vários tipos de solos e esses solos vão determinar a sua produtividade. Semeamos, contudo, nunca sabemos em que tipo de solo as sementes estão caindo.  Alguns corações são solos batidos, endurecidos que não permitem a penetração da boa semente que acaba sendo roubada. Mas fizemos a nossa parte, semeamos! No solo rochoso, as raízes das plantas, não têm profundidade. Mesmo que seus brotos pareçam viçosos, mas as raízes não estão crescendo. Ao primeiro sinal de intempérie, a planta murcha e morre. O solo aqui não pode reclamar, a semente que recebeu era de boa qualidade! O solo que tem espinhos sufoca a semente. São aqueles que se preocupam demasiadamente com as coisas deste mundo, priorizando-o em detrimento do Reino de Deus. Mais uma vez a semeadura foi feita, o semeador cumpriu seu papel. Finalmente a semente que cai em boa terra, no solo apropriado. Esta frutificará abundantemente para a glória dAquele que dá o crescimento. Cabe a nós não repousar a nossa mão. Aqui é só esperar a colheita para a glória de Deus!  Há uma ordem de Deus para semear, não importando o tipo de solo. O autor de Eclesiastes diz: “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará”. Assim, semeemos em tempo e fora de tempo! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...