quinta-feira, 3 de julho de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/VENCENDO O SOFRIMENTO!

VENCENDO O SOFRIMENTO! Fp.4.4-7


Objetivo: Ministrar a igreja sobre a fé confiante que nos leva a esperar em Deus sem ansiedade mesmo em meio ao sofrimento.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido são as palavras finais desta epístola e ali o Apóstolo Paulo aponta alguns princípios da palavra do Senhor que devem ser exercitados a bem da nossa saúde espiritual e emocional.

Esses princípios devem estar alicerçados em uma espera confiante no Deus que não pode mentir e que não falha nunca. Ao serem observados de maneira disciplinada, esses princípios levam a uma paz indizível, mesmo em meio às lutas mais renhidas.

Introdução:
Temos falado muitas vezes em exercitarmos a espera confiante em Deus. Contudo, como temos visto e experimentado esperar não é nada fácil. Invariavelmente quando esta espera é longa faz adoecer o coração. E há muitos de coração doente em nosso meio!

No entanto, Paulo traz a revelação do Espírito, de que este exercício de esperar em Deus deve ser feito com alegria. Aliás, a epistola aos filipenses é chamada de carta da alegria, mesmo tendo sido escrita de uma prisão num momento de muito sofrimento. Apesar de suas dores, Paulo usa aqui onze expressões que pressupõem alegria, gozo, e contentamento.

O que é proposto pelo apóstolo aqui, não é “o jogo do contente”, onde se finge que está tudo bem, mas o exercício de uma certeza do agir de Deus sempre.

A igreja tem vivido uma crise de falta de alegria e de fé esperançosa, que por sua vez Leva a falta de confiança irrestrita no agir de Deus. Esta tendência tem sido o resultado da propagação do evangelho da prosperidade apregoado em alguns guetos autodenominados de cristãos. Tudo isto tem gerado um ceticismo no coração daqueles que por não conhecerem a Palavra de Deus, nem o Deus da Palavra engatinham na fé mesmo depois de muitos anos da prática de um igrejismo árido.

Esse quadro de ceticismo precisa e deve ser mudado, mas para isto é necessário passarmos por um avivamento e avivamento é experiência viva com Deus.

O TEXTO LIDO NOS APONTA ALGUNS PRINCÍPIOS QUE DEVEM SER EXERCITADOS PARA NOS LIBERTAR DA ANSIEDADE E DO CETICISMO QUE ASSOLA A IGREJA:
  1. O Exercício da Alegria – V.4: Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos”:
  1. O Exercício da moderação – v.5: Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor:
  1. O Exercício das orações acompanhadas com ações de graças – v.6: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”:
Qual o resultado desses exercícios espirituais? V.7: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Precisamos aprender a exercitar a alegria, só desfrutada na presença do Senhor.
  2. Precisamos exercitar a moderação, porque o Senhor está às portas.
  3. Precisamos exercitar as orações acompanhadas de ações de graças, como prova de uma fé esperançosa no agir de Deus.
  4. Todos esses exercícios espirituais nos levam a experimentar a paz sobrenatural que nos traz saúde emocional e espiritual, nos livrando das patologias modernas que têm assolado a humanidade.
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 02.07.14 – www.ocolodopai.blogspot.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...