quarta-feira, 11 de junho de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/O QUE NOS TEM IMPEDIDO DE SER CONQUISTADORES ?

O QUE NOS TEM IMPEDIDO DE SER CONQUISTADORES ?  Dt 1.21-30


Objetivo: Encorajar o povo de Deus a ter ousadia e conquistar a sua vitória.

Idéia Central do Texto (ICT):
Todos os acontecimentos bíblicos do passado, embora literais, têm um sentido que prefigura as coisas futuras. São sombras das coisas vindouras.

O episódio que lemos, por exemplo, trata de um fato que antecedeu a entrada do povo de Israel na Terra Prometida. O Senhor havia resgatado o povo do Egito com mão poderosa, com sinais e prodígios. O povo saíra do Egito debaixo da promessa de Deus, que seria levado para uma Terra que manava leite e mel.

Por causa da rebelião e da incredulidade do povo um percurso que deveria ser feito em 13 dias foi feito em 40 anos, tempo necessário para que uma geração fosse extinta. O povo andava em círculos o tempo todo. Só a nova geração herdou a Terra da promessa.

O texto lido mostra o relatório dos espias, que além de difamar a Deus, contaminou a nação inteira. Aquele relatório impediu que a vitória prometida acontecesse num curto espaço de tempo. A idéia central aqui é esta: bênçãos ordenadas para nós têm sido postergadas por causa da nossa postura incrédula, rebelde e murmuradora.

Introdução
Precisamos aprender com esse episódio do passado que quando Deus ordena algo para nós, ele nos capacita para obedecer e alcançar a vitória. Os mandamentos do Senhor não são penosos.
Outro dia vi escrito em algum lugar: O melhor de Deus ainda está por vir”. Eu creio nisso porque em sua Palavra diz que a vontade dele para nós é “boa, agradável e perfeita” l (Rm 12.1,2).  O comodismo com as pequenas conquistas impede as grandes vitórias.

Deus tem o melhor para nós. É promessa de Deus, mas, assim como o Israel do passado queremos que as coisas aconteçam automaticamente. Enquanto vida tivermos sobre a terra teremos obstáculos a transpor, vitórias a conquistar e inimigos para derrotar, para a glória de Deus.

APRENDEMOS COM ESSE EPISÓDIO ALGUNS PRINCÍPIOS PARA CONQUISTAR AS NOSSAS VITÓRIAS:
  1. Aprendemos que a falta de disposição para a luta, já nos faz derrotados – v.26ª:
  1. Aprendemos que é preciso dar um basta a nossa rebeldia para que a vitória seja consumada – v.26b:
  1. Aprendemos que é preciso parar com a murmuração – V. 27:
  1. Aprendemos que é preciso lançar fora todo o medo – VS. 28-30:

CONCLUSÃO: O QUE TEM IMPEDIDO VOCÊ DE SER UM VITORIOSO CONQUISTADOR DAS BÊNÇÃOS DE DEUS?
  1. Falta disposição para orar, para vencer as tentações, para investir tempo na presença de Deus, para usar a autoridade de Jesus, conseqüentemente falta disposição para trabalhar, para estudar, para produzir, para progredir para a glória de Deus? Você tem se conformado com a mediocridade? É tempo de acordar e correr atrás do seu prejuízo!
  2.  Você é rebelde e tem andado na contra mão da vontade de Deus? Arrependa-se e volte-se para Deus que é rico em misericórdia e se compraz em perdoar!
  3. O medo e o comodismo têm paralisado a sua vida? Confesse seu pecado e repreenda todo o mal em nome de Jesus Cristo!
  4. Convido você a dar um basta a tudo isso agora mesmo. Tome uma atitude de fé, faça uma aliança de fidelidade com o Senhor corra a atrás do seu prejuízo e ele fará de você um vitorioso conquistador para a glória do seu nome. 
    Aleluia, Amém!
    Sermão/Pra. Nadia Malta em 11.06.14 – www.ocolodopai.blogspot.com


    Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.

    Nenhum comentário:

    Você poderá gostar também de...

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...